Voluntários do Sertão vão além do atendimento em saúde

Voluntários do Sertão vão além do atendimento em saúde

A prioridade é o atendimento médico e odontológico, mas há também ações de cidadania, com palestras sobre vários temas e apresentações circenses e de humor

Mais de 40 mil pessoas foram atendidas pelos profissionais de saúde da Organização Voluntários do Sertão, durante uma semana, em Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia. De 17 a 22 de abril ocorreram várias ações de saúde, mas houve também muitas outras que passaram despercebidas por muitas pessoas que receberam os atendimentos de cerca de 400 voluntários.

Em função dos números elevados no setor de saúde, as demais ações pouco aparecem, mas são também importantes para a população visitada, a cada ano, pelos voluntários. Aliás, a primeira ação em Santa Cruz Cabrália não foi de saúde, mas de cidadania. Cerca de 70 casais participaram de uma cerimônia de união estável, com direito a bênçãos de um padre e de um pastor. Com o documento de união estável fica mais fácil conseguir direitos sociais e previdenciários.

As ações de cidadania dos Voluntários do Sertão incluem orientações de direito (notadamente previdenciário), saúde bucal, psicologia e educação sexual. Atuam no grupo da cidadania a psicóloga Ana Carolina Ferreira Castanho, a dentista Patrícia Rossi Peixoto, o advogado Hilário Bocchi Júnior (especializado em Direito Previdenciário) e o juiz Paulo César Gentile, da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto.

Há ainda apresentações circenses com os artistas Claudiney da Silva de Jesus, Dolla Baruk e Mariana Cantor, que apresentam vários números, incluindo de mágica e humor. Humor é também o palhaço Chevolé, interpretado por Luciano Barbosa. Além de se apresentar para crianças de escolas que recebem as palestras, os artistas também alegram as pessoas nas filas de espera.

Nas palestras, os pequenos aprendem a escovar os dentes e a fazer uma higiene bucal eficiente. “Ensinamos a escovar de maneira correta. A fazer a higiene preventiva. Também informamos dos riscos de troca de escovas. Em populações menos informadas há muita utilização de uma escova por mais de uma pessoa, o que permite a transmissão de bactérias”, diz a dentista Patrícia Peixoto.

A psicóloga Ana Carolina faz atendimento em um plantão psicológico e palestras com terapia de grupo em busca da promoção da saúde, por meio de várias questões. “Damos uma visão holística de homem integrado, de corpo e mente”, afirma.

Orientações jurídicas

O juiz Gentile fala em suas palestras dos direitos das pessoas e explica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que já tem 22 anos de existência e ainda há muito desconhecimento. “Falamos muito do direito infantil, juvenil e de proteção aos idosos e da mulher vítima de violência, porque além dos problemas de saúde há muitos conflitos”, comenta o juiz.

Será também pelo trabalho do grupo que a Associação dos Cultivadores de Ostras do Guaiú terá sua oficialização. Segundo Gentile, a associação existe há três anos e reúne seis famílias, mas a organização continua na informalidade. “Hoje eles conseguem uma receita de R$ 8 mil por mês, mas o potencial de crescimento é muito grande com a formalização da associação, quando poderão ampliar o leque de comercialização”, salienta.

Previdência

As explicações sobre direitos previdenciários ficam a cargo da Aposentfácil, empresa parceira dos Voluntários do Sertão. Hilário Bocchi aborda, em suas palestras, assuntos relacionados a aposentadorias e pensões. “O índio, por exemplo, tem direito a aposentadoria especial e muitos não sabem”, aponta o advogado.

É também ele que organiza as ações de união estável, com a entrega de declarações e relações de documentos necessários aos interessados. “Também criamos um multiplicador de informações ao mostrar que em nosso site a pessoa pode imprimir a declaração de união estável sem nenhum custo. É um documento importante para mostrar a existência da união”.

Abandono de idoso

Uma das ações do grupo de ação em cidadania em Santa Cruz Cabrália foi o encaminhamento de um idoso para uma casa de repouso. Antônio João Feliciano da Cruz, um aposentado de 75 anos, foi vítima de abandono material de incapaz. “Recebemos uma denúncia e constatamos que que ele estava mesmo abandonado, apesar de ter quatro filhos que moram no rio Grande do Norte”, disse Hilário.

Depois de constatar o abandono, o idoso foi levado a um hospital e, depois, para o Lar de Idosos. Segundo a assistente social Rafaela Matos, a situação do aposentado era de extremo abandono, mas o serviço social da cidade nunca havia recebido qualquer informação a respeito. Além do abandono, o idoso sofre com tosse, incontinência urinária, tem suspeita de sífilis e fez biópsia para próstata.

“Conseguimos uma vaga para ele desde que a gente levasse a cama que está na casa dele para o lar. Faremos isso para que ele receba os cuidados necessários”, disse a assistente social. Magro e respirando com dificuldade, Antônio João tem muita dificuldade para falar. A voz é extremamente baixa. Mas encontrou ajuda tanto de saúde quando de moradia.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: