Voluntários encerram ação na Bahia nesta sexta-feira, 22

Voluntários encerram ação na Bahia nesta sexta-feira, 22

Nos primeiros três dias foram realizadas mais de 18,6 mil consultas, incluindo os atendimentos odontológicos; mais de 1,1 mil pessoas passaram por cirurgias

A Organização Voluntários do Sertão, de Ribeirão Preto, encerram nesta sexta-feira, 22, uma semana da maior ação em saúde já realizada em Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, cidade que nasceu na área do descobrimento do Brasil, há exatos 516 anos. São cerca de 400 voluntários, entre médicos, dentistas e enfermeiros – além de toda uma equipe de apoio -, que realiza os atendimentos sem nada cobrar em troca.

Nos primeiros três dias de ação – segunda, terça e quarta-feira – foram realizadas 18.642 consultas, considerando os atendimentos odontológicos. No mesmo período foram feitos 1.130 exames, sendo 532 de ultrassom. As cirurgias chegaram a 1.170 (veja tabela abaixo). Os números finais só serão fechados após o encerramento da ação.

Neste ano uma mudança importante foi implantada. Os especialistas atendem em uma mesma escola e quando está em um médico e precisa de outro especialista este é chamado, de forma que o paciente não sai da sala onde entrou, tornando o atendimento mais rápido. Quando há necessidade de exames, eles são feitos imediatamente para a complementação do diagnóstico.

Outra situação importante acontece no setor oftalmológico e odontológico. Caso o paciente precise de óculos, ele escolhe a armação e os óculos são confeccionados e entregues no dia seguinte ou, no máximo, 48 horas.

A necessidade de cirurgia de catarata o paciente também a recebe na mesma área de atendimento da consulta e de fornecimento de óculos. Catarata é, aliás, a campeã nos primeiros três dias de ação, com 895 procedimentos.

Saúde aos 97

No meio das novas enfermidades que afligem a população até mais jovem, dona Zulmira, de 97anos, é uma feliz exceção. Alegre e brincalhona, ela ainda canta para lembrar a juventude. Conversa com quem lhe dá atenção e lembra-se de coisas de quando dava aulas e cantava pela cidade de Santa Cruz Cabrália. Remédio ela toma sim, mas apenas para controlar a pressão e algumas vitaminas em função da idade avançada.

Acompanhada da única filha, Maria Aparecida, 52, ela abraça as pessoas e beija. Conta também que caiu e quebrou o fêmur, a bacia e alguns dentes. Mas se recuperou das fraturas com tratamento em casa, sem precisar de hospital.

E até brinca com a idade, quando a filha diz que quando ela nasceu os pais demoravam de dois a três anos para registrar os filhos e que, por isso, ela pode ter 100 anos. “Não tenho não. Vou dizer é que tenho 90”, brincou. Por sua simpatia, ela conquistou as equipes médicas por onde passou. Assim como chamou a atenção de repórteres fotográficos e cinegrafistas.

Exames e cirurgia

A indígena Conceição Ferreira da Silva, 69 anos, que tem nome de Oricana, em sua tribo pataxó, na aldeia Mata Medonha, estava feliz na manhã desta quinta-feira, 21. Com óculos escuro, característico de quem fez cirurgia de catarata, ela dizia ter passado por consultas e feito vários exames médicos. E que só aguardava o atendimento da neta Poyanauwá Oliveira Ferreira, 10, pelo setor odontológico.

“Fiz seis exames. Aproveitei pra fazer todos que precisava, porque temos consultas médicas na aldeia, mas não temos como fazer os exames. A cirurgia de catarata eu nem queria fazer, mas o médico recomendou e aceitei”, disse a índia. Segundo ela, o atendimento na aldeia acontece duas vezes por sema, mas é difícil conseguir exames. Com o mutirão, ela fez até mamografia.

Veja os números dos dias 18, 19 e 20 de abril

Consultas Médicas
Avaliação pré-cirúrgica: 474
Consultas de clínica médica especializada: 3.769
Consultas de enfermagem: 8.233
Consultas ginecológicas: 758
Consultas oftalmológicas: 3.065
Consultas de pediatria: 1.183
Total: 17.482

Exames
Colesterol: 60
Colposcopia: 52
Densintometria óssea: 122
Hemoglobina glicada: 95
Mamografia: 207
Ultrassom: 532
Urina I: 60
Vulvoscopia: 2
Total: 1.130

Farmácia
Medicamentos dispensados: 4.157
Receitas atendidas: 2.543

Odontologia
Atendimentos: 1.160
Confecção de prótese dentária: 47
Procedimentos: 10.519

Procedimentos Cirúrgico
Cirurgias de cataratas: 895
Cirurgia de pterígios: 15
Cirurgias dermatológicas: 159
Cirurgia geral: 35
Cirurgias ginecológicas: 26
Cirurgias urológicas: 40
Yag laser: 62
Total: 1.232
Óculos captados: 1.371
Total Geral: 2.603

Fotos: Alferdo Risk/Voluntários do Sertão e Guto Silveira

Compartilhar: