Série Especial

Aniversário o ano inteiro

Aniversário o ano inteiro

Tempo de festas e comemorações, os aniversários costumam vir acompanhados de muita alegria, já que representam o encerramento de um ciclo para o início de um novo ano de vida, que traz consigo a renovação das possibilidades dos próximos 365 dias. Algumas datas, por representarem a virada de etapas carregadas de significado, tornam-se ainda mais especiais. Os 30 anos — número de anos vividos e imortalizados pelo autor francês Honoré de Balzac, especialmente no caso das mulheres — estão entre essas ocasiões.

Esta é a idade que a Revide completa em 2016. Lançada em 14 de julho de 1986, a publicação ribeirãopretana, nascida do sonho de um grupo de estudantes de jornalismo, superou as mais diversas barreiras para chegar aos 30 anos consolidada junto aos leitores e ao mercado publicitário. Entre os segredos dessa permanência está a capacidade de se reinventar a todo momento. 

Nessa história, a revista mostrou flexibilidade para acompanhar os movimentos do setor: foi mensal, passou a ser semanal, retomou a periodicidade anterior e, novamente, foi publicada a cada semana; distribuída gratuitamente, vendeu assinaturas por um período e, de novo, tornou-se gratuita, característica que ainda mantém; nasceu com intenso viés político, agregou outras áreas de interesse do leitor e do mercado, criou cadernos para nichos específicos, reordenou seu conteúdo e agregou novas editorias, deixando outras de lado até ficar com sua cara atual. “Cada um desses momentos foi importante para que chegássemos aos 30 anos maduros e consolidados”, reforça Murilo Pinheiro, diretor de redação da Revide. Em três décadas, o cenário econômico e político do Brasil também tomou diversas formas, exigindo habilidade e discernimento dos empreendedores à frente da Revide, além de perseverança e coragem.

Por esses e outros motivos, celebrar 30 anos de história é tão significativo para a equipe da publicação. Sendo assim, foi elaborado um projeto de aniversário que prevê ações para um ano inteiro de comemorações. “Colocamos a criatividade no centro da mesa para pensar de que forma poderíamos tornar 2016 marcante não apenas para o time que leva a Revide para as ruas semanalmente, mas também — e principalmente — para os leitores e anunciantes que nos acompanharam nessa trajetória”, explica Isabel de Farias, idealizadora e diretora da Revide.

Os leitores mais atentos já devem ter percebido que o projeto gráfico passou por algumas reformulações. A equipe de arte da publicação se concentrou em agregar elementos que tornassem a revista ainda mais limpa e objetiva, acompanhando as tendências do setor. A presença de cores está ainda mais restrita e promete reforçar o conforto dos leitores ao folhear a publicação. A linha editorial foi mantida e deve passar por pequenas adaptações.


A CARA E A VOZ DE RIBEIRÃO
As comemorações dos 30 anos, na verdade, começam com o lançamento da novíssima campanha publicitária da Revide, que já pode ser vista, inclusive, nesta edição. Desenvolvida pela Agência Mov — que já assina o material da revista referente a 2015 — a ousadia e a inovação foram utilizadas para trazer para a realidade ribeirãopretana uma tendência que permeia as campanhas de grandes canais de comunicação: a proposta de envolvimento da sociedade nas mudanças que se quer ver no dia a dia. A intenção de envolver a comunidade, começando pela diferença que cada indivíduo pode fazer no contexto geral, foi o ponto de partida deste trabalho, que ampliou o antigo slogan da publicação — A cara de Ribeirão — para A cara e a voz de Ribeirão. “A voz deixa claro que o intuito da revista é sensibilizar o público da cidade em torno da construção de uma cidade melhor por meio de atitudes simples de cada um de nós”, esclarece Aline Pileggi, diretora de criação da Mov. A campanha estará presente não apenas na própria Revide, mas também em outras mídias, como outdoors, TV, rádio, redes sociais, entre outras. 

No entanto, a campanha é apenas o primeiro passo de uma programação intensa. Mensalmente, os leitores poderão conferir nas páginas da revista conteúdos referentes aos 30 anos, a começar por uma lista com 30 pessoas que, como a própria publicação, celebrarão o trigésimo aniversário em 2016. “A ideia é mostrar quem são os ‘trintões’ da atualidade e a pluralidade de escolhas possíveis que a geração contemporânea tem à sua disposição”, explica Murilo. 

Mensal também será a periodicidade de palestras relacionadas à comunicação promovidas pela Revide. Além disso, quatro campanhas trimestrais marcarão o ano. A primeira delas, que também já pode ser vista nesta edição, tratará do combate ao mosquito da dengue, também responsável pela transmissão do zika vírus e da febre chikungunya. Com reportagens e ações por meio de suas redes sociais, a Revide pretende contribuir para o esclarecimento de todas as dúvidas sobre o Aedes aegypti e as doenças que ele transmite. Pretende, ainda, contribuir para a prevenção, justamente, envolvendo a população no combate ao mosquito. Na programação desta primeira campanha, está inclusa, também, a realização de uma palestra a respeito do assunto. O mosquito da dengue segue na pauta da revista até março de 2016.

O trigésimo aniversário da Revide também terá um livro para resgatar, pela ótica de quem já passou por seus bastidores, a história da revista e, como não poderia deixar de ser, uma grande festa. “Estamos preparando um evento grandioso como a data merece, com algumas surpresas bem bacanas”, garante Isabel, antecipando que a comemoração deve acontecer em julho, mês do aniversário. Ações voltadas ao meio ambiente, com plantação de árvores em diversos bairros de Ribeirão Preto, e à qualidade de vida também estão previstas para acontecer. Em novembro, por exemplo, uma corrida convidará o público a adotar hábitos de vida mais saudáveis.


PROJETOS NÃO FALTAM
Além de tudo aquilo que compõe o aniversário de 30 anos da Revide, o ano terá muitas outras novidades. A primeira delas foi apresentada em outubro de 2015, quando a RD foi apresentada ao mercado. Bem aceito pelo mercado, o novo produto editorial é direcionado ao segmento de arquitetura e de decoração, com conteúdo exclusivo para os públicos interessados nesses setores, e circulará em regiões determinadas de Ribeirão Preto a cada dois meses. Também com periodicidade bimestral, está sendo trabalhada a RM, que tem na moda seu tema central. A revista, que já circulou em 2010 e 2011, foi repaginada e incluirá em suas páginas matérias sobre comportamento, beleza, bem-estar e muito mais. 

Em meados de 2016, os leitores interessados em cultura e artes em geral também serão prestigiados com a apresentação da RA, um projeto bastante encorpado, cuja proposta principal é trazer um recorte da cena artística de Ribeirão Preto e região. “Trabalhar ainda mais sempre foi a nossa maneira de encarar os períodos de crise dos últimos 30 anos. Assim seguiremos nossa jornada”, garante Isabel.


OLHOS VOLTADOS PARA O FUTURO
Em seu constante processo de evolução, a Revide também manteve a atenção voltada ao universo digital. Desde 2010, o Portal Revide amplia o conteúdo da edição impressa e também o seu alcance. Recentemente, o espaço on-line foi totalmente repaginado, tornando a navegação pelo Portal mais fácil e agradável. Vídeos, fotos, material extra e novas notícias são postadas diariamente, inclusive com informações mais detalhadas sobre a região e sobre o país. São 24 horas no ar, mais de 200 notícias mensais, 25 editorias diferentes e 70 mil visitantes a cada mês. Os números comprovam a preferência: só nos últimos quatro meses, o crescimento foi de mais de 200%. Assim como o conteúdo disponível, a audiência cresce intensamente. 

Todas as informações estão disponíveis, também, na palma da mão, com o APP Revide. Pelo aplicativo, é possível acessar um completo guia gastronômico de Ribeirão Preto — são mais de 400 restaurantes cadastrados —, assim como uma ampla agenda cultural e as notícias do portal. Também dá para folhear as edições da revista e para consultar telefones e endereços importantes, que todos devem manter por perto. 

Como não poderia deixar de ser, a Revide está presente, também, nas redes sociais, ferramentas que servem para promover a interação com os leitores e internautas. Já são mais de 20 mil fãs no Facebook, 2 mil seguidores no Twitter e 4,5 mil seguidores no Instagram. A Revide ainda está presente no Google+ e no LinkedIn. Compartilhar conhecimento, curtir as novidades, comentar as notícias: um mundo que faz toda a diferença para quem quer ficar antenado nos principais acontecimentos de Ribeirão Preto e da região.