Revide Vip

Hoje é 02 de Agosto de 2014 - Ano 28 - Edição 721

Buscar em x

Selecionar: todos | nenhum

Acompanhe a Revide

Você está em: Revide /

Turismo

RSS

Caminho de Santiago Por atrair peregrinos de diversas religiões e lugres do planeta, o caminho de Santiago de Compostela é considerado patrimônio mundial

Confira as Fotos

Santiago de Compostela, capital de Galiza, localizada na província de Corunha na Espanha, ficou mundialmente famosa pela catedral construída na região, e que atrai ao longo dos anos diversos peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o túmulo de um dos apóstolos de Jesus Cristo: Tiago, cujo corpo, dizem, foi trasladado para aquela região. Na opinião dos peregrinos, percorrer o Caminho de Santiago de Compostela é uma das mais profundas e extraordinárias experiências que o homem pode ter.

Em maio do ano passado, o grupo ribeirãopretano Peregrinos e Cia partiu rumo à Espanha para uma caminhada que durou 35 dias. Do grupo que seguiu para Espanha, estavam presentes: Ademir Martins; Claudinei Zanella; Gislene Baptistussi; Henrique Ravasi e José Luiz Costa. “Quando decidimos ir, iniciamos um treinamento intensivo com caminhadas diárias de uma a duas horas e caminhadas nos finais de semana de 25 a 30 km. Além disso, os integrantes do grupo procuravam melhorar o seu condicionamento físico fazendo atividades em academia. Faziam Ioga, Tai Chi Chuan e etc.”, explica um dos peregrinos José Luiz Costa.

O grupo percorreu o caminho tradicional, o milenar caminho francês, que se inicia na cidade francesa de San Jean Pied Port, nos pés dos Pirineus, percorrendo todo o norte da Espanha até a cidade espanhola de Santiago de Compostela, caminhando um total de aproximadamente 814 Km.

José Luiz conta que o trajeto foi planejado para que não fosse cansativo, caminhando uma média de 20 km diários. “O caminho é muito bem estruturado com albergues, que podem ser públicos ou particulares, alguns cobrando de 3 a 10 Euros e outros não tendo preço fixo e o valor do donativo fica a critério de cada turista. Os albergues tinham hospitaleiros dedicados e muitas vezes voluntários para atender os peregrinos que vêm de todas as partes do mundo e de todas as religiões. Os restaurantes localizados no percurso, desde o mais simples até o mais sofisticado, não exploram os turistas, oferecendo sempre, o conhecido ‘menú do peregrino’, que tem o mesmo preço em qualquer localidade”, explica José Luiz. 

O grupo Peregrinos e Cia ficou encantado pelas paisagens e monumentos históricos milenares encontrados no caminho. Pontes romanas, castelos templários, construções com portais celtas, igrejas católicas antigas com acervos religiosos totalmente preservados, completam a paisagem e demonstram o poderio da igreja naquela região. “Os problemas no percurso tornaram-se irrelevantes diante do prazer e da emoção que sentimos ao finalizar o caminho. Ao final, tínhamos a certeza da missão cumprida. E ainda tivemos a sorte de assistir à missa do peregrino na Catedral de Santiago de Compostela, na qual foi ativado o famoso Botafumeiro: um insensário gigante que é movimentado por sete monges e que percorre toda a nave principal da Catedral”, conclui.

Equipamento para a viagem
A dica do grupo para os equipamentos básicos da viagem é: mochila, roupas quentes, calçados e sacos de dormir. “Os integrantes do grupo procuraram cada um montar a sua mochila com aquilo que achavam necessário. Todos tinham consciência que não poderíamos levar tudo o que quisessemos, pois a mochila com todos os equipamentos não poderia pesar mais do que 10% do seu peso corporal”, aconselha. Outra dica de extrema importância que os peregrinos deram foi com relação ao calçado utilizado. “Recomendamos botas de caminhada (tracking) de boa qualidade, impermeabilizada, sendo que a numeração tem que ser obrigatoriamente  um número acima do que a pessoa calça, além da meia própria para tracking”, finaliza.

Em julho os peregrinos ribeirãopretanos partem em busca de novas aventuras, desta vez, para o Perú, onde vão percorrer a trilha de Salkantay, subindo a montanha até chegar a Machu Pichu.

Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Henrique Ravazi e Ademir Martins

* Publicado em 27/04/2012

Envie esta notícia para um amigo
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.
Faça um comentário
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.

Comentários

    Nenhum comentário para esta matéria.

Outros Cadernos

  • AgroVip

    Subprodutos da cana, com alto valor comercial, que as usinas podem investir em curto prazo

  • Gerais

    Realizar o projeto dos sonhos leva tempo e exige dedicação por parte do futuro proprietário

  • Guia Cultural

    A mostra do fotógrafo João Pedro Zuccolotto propõe uma reflexão e confronta o observador

  • Guia Gourmet

    Val Gastronomia e Música Brasileira apresenta novo formato de atendimento

  • Imóvel

    Construtoras investem em áreas diferenciadas para conquistar o consumidor

  • Moda

    Ensaio com 10 hits que vão da inspiração masculina aos brincos vistos nas orelhas das famosas

  • Qualidade de Vida

    Os alimentos termogênicos podem aumentar gasto calórico e ajudar a perder peso