Revide Vip

Hoje é 31 de Julho de 2014 - Ano 28 - Edição 721

Buscar em x

Selecionar: todos | nenhum

Acompanhe a Revide

Você está em: Revide /

Turismo

RSS

Descobrindo a Itália A jornalista Mariana Seconi di Madeu, faz um breve relato sobre sua viagem à Itália

Confira as Fotos

Março é o mês do Turismo, e para abordar esse tema, vou contar hoje sobre uma atividade que estou aprendendo e muito a gostar: passear.

Não nasci em berço de ouro, como muitos dizem, e muito menos ganhei na mega-sena, mas aprendi a guardar um pouco de dinheiro para viajar. Não apenas pelo fato de viajar, uma vez que, durante o passeio, vários fatores estão incluídos, a começar pelo descanso mental. Viajar é muito bom, aproveitar cada pedacinho que se conhece, abstrair cada conteúdo passado a você durante os passeios e observar o quanto é lindo tudo o que Deus criou e o homem descobriu.

Recentemente, eu e mais 8 pessoas da minha família fomos conhecer a Itália, uma viagem de surpresa com apenas 4 dias de antecedência, mas que posso falar que ficará guardada para sempre em minha memória.

Quando se falava em Itália, os pensamentos que me vinham eram de passeios nos quais se conheceria apenas “arquitetura” e igrejas. Mas não! Os passeios são fascinantes e emocionantes. Podem encontrar lindas igrejas, belíssimas praias, vulcões, montanhas e ruínas.

Além de tudo isso, essa viagem foi especial pelo fato de ter sido no período de neve. Os noticiários já diziam que as temperaturas estavam abaixo de 0 e a nevasca estava intensa, só não era possível imaginar o quanto, pois, ao chegar no país, as paisagens eram brancas, quase nem se viam os galhos das árvores e o asfalto do chão.

Sem rumo definido, apenas com GPS na mão e um destino ao final da viagem, saímos em direção a ilha de Sicilia, no sul da Itália com um carro que alugamos. Até concluir o percurso, pernoitamos duas noites, uma em cada cidade, ou melhor, pequenos vilarejos. As paradas foram necessárias pois nevava sempre no final da tarde, então parávamos cedo.

Antes de chegar em Sicília, paramos em Pompéia para conhecer as ruínas da antiga cidade que lá existiu, mas que foi destruída pelo vulcão Vesúvio, quando entrou em erupção. Já na ilha, mais precisamente na cidade de Taormina, conhecemos outro vulcão, o Etna e outras belezas construídas pelos gregos e romanos como teatro, castelos e igrejas.

Por quatro dias ficamos na região da Calábria, a família do meu marido possui familiares lá e fomos visitá-los. Nesses dias, foi possível conhecer os costumes dos italianos e suas tradições. Os calabreses são aqueles italianos que tem fama de falar alto, gritar, mas ao contrário de outras regiões, são pessoas muito simpáticas.

O almoço na casa dos parentes é servido a uma hora da tarde e só se sai da mesa depois de ter degustado o antepasto (entrada), a primo piato (primeira massa servida), secundo piato (segunda massa), a carne, os embutidos e só depois a salada. Todas as delícias são servidas em pratos separados, muito diferente dos costumes brasileiros de se comer tudo junto. Para finalizar, é claro, são servidas as sobremesas.

                                 

Continuamos nosso rumo. San Marino foi uma das cidades que nos encantou, não pelos passeios, mas sim pela neve. Com quase 3 metros de altura era lindo ver as paisagens encobertas, sendo possível andar apenas em uma passarela por onde os carrinhos de neve  abriam passagem para os pedestres e, para andar de carro, era necessário colocar correntes nas rodas dianteiras do carro para conseguir trafegar. Neste lugar, os passeios, compras e restaurantes... tudo chiuso (fechado), a cidade estava praticamente parada, pois o governo italiano tinha anunciado um alerta de emergência, pedindo para as famílias não saírem de suas casas.

Mais uma noite se passou e chegamos a Veneza. Que bela!!! É possível andar de carro somente até a primeira rua da cidade, depois, somente de gôndolas ou  vaporeto (um tipo de metro, mas aquático), se não, a pé. A cidade é linda, e fica mais surpreendente pelos seus canais, vielas e o ponto de encontro na praça de São Marcos.
Seguimos em direção ao norte para conhecer as cidades de Pádua, Assis e Cássia, famosa por se a cidade natal de Santo Antônio, São Francisco e Santa Rita de Cássia. Nas igrejas visitadas, é possível ver relíquias dos santos, o corpo de santa Rita bem como suas vestimentas, que fica em salas onde os visitantes conhecer.

Enfim, Roma!  Lugares turísticos para se conhecer não faltam. Quatro dias foram muito pouco. Roma tem muito para se ver, conhecer e estudar. Uma cidade onde podemos encontrar turistas de todo o mundo, que se pára para conhecer desde o primeiro tijolo erguido até a última pintura que revestem as paredes das mais suntuosas construções. 

A religião é algo surpreendente, só de saber que você está em um lugar santo, abençoado, onde já passaram várias pessoas que ajudaram a contar a história da igreja católica, é de arrepiar. A cidade do Vaticano é cheia de riquezas. É difícil de explicar a imensidão dos lugares, das estátuas, dos objetos encontrados, dos museus e principalmente das igrejas. Basílica e Praça de São Pedro, capela Sistina e o museu do Vaticano, são alguns dos lugares que não se pode deixar de visitar para e conhecer a história do cristianismo.

Já o famoso Coliseu, as ruínas de Roma Antiga, o castelo de Sant’Angelo, e claro, diversas fontes espalhadas pela cidade são alguns pontos turísticos que marcam a visitação na cidade de Roma.
Para concluir, não posso deixar de recomendar os famosos sorvetes Italianos, apesar do frio, sempre que possível provávamos essa sobremesa maravilhosa. Impossível descrever certos lugares que foram únicos e memoráveis de nossa viagem.

Texto e fotos: Mariana Penhalbel Seconi di Madeu

* Publicado em 28/03/2012

Envie esta notícia para um amigo
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.
Faça um comentário
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.

Comentários

  • Ana Maria

    28/03/2012 às 01:03

    BElissima Italia... belissima materia..

  • therezinha Ijanc Perina

    28/03/2012 às 02:03

    Oi Mariana, parabéns pela reportagem e pela sua linda viagem. \Ficarei no aguardo da próxima . Bjos

Outros Cadernos

  • AgroVip

    Subprodutos da cana, com alto valor comercial, que as usinas podem investir em curto prazo

  • Gerais

    Realizar o projeto dos sonhos leva tempo e exige dedicação por parte do futuro proprietário

  • Guia Cultural

    A mostra do fotógrafo João Pedro Zuccolotto propõe uma reflexão e confronta o observador

  • Guia Gourmet

    Restaurantes da cidade promovem um passeio de sabores pelo mundo

  • Imóvel

    Construtoras investem em áreas diferenciadas para conquistar o consumidor

  • Moda

    Ensaio com 10 hits que vão da inspiração masculina aos brincos vistos nas orelhas das famosas

  • Qualidade de Vida

    Os alimentos termogênicos podem aumentar gasto calórico e ajudar a perder peso