Revide Vip

Hoje é 02 de Outubro de 2014 - Ano 28 - Edição 729

Buscar em x

Selecionar: todos | nenhum

> publicidade

Acompanhe a Revide

Você está em: Revide /

Turismo

RSS

Destinos de Páscoa Aproveite os dias de folga do feriado de Páscoa para conhecer novos destinos

Depois das agitadas programações de réveillon e Carnaval chegou o momento para reflexão: a Semana Santa ou feriado de Páscoa. Para os cristãos essa é uma ocasião onde a espiritualidade é mais forte, por isso, preferem ficar em casa aproveitando os momentos de celebrações religiosas. Mas, para muitos, os três dias de folga, são uma oportunidade para visitar um novo lugar e conhecer novas culturas.

A Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos. Assim como o Carnaval, é um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Católica. Portanto, 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas se iniciam os dias Santos.

A celebração da Semana Santa é o evento religioso mais cultuado no Brasil. As procissões e missas acontecem em praticamente todas as cidades do país. Em algumas delas os eventos se transformam em atrações diversificadas, mas nem por isso deixam de ter cunho religioso.

Para auxiliar a escolha da próxima peregrinação, o Portal da Revide selecionou alguns destinos que oferecem programação especial para devotos e turistas.

Goiás Velho - GO
A antiga capital de Goiás recebe turistas dos quatro cantos do Brasil para acompanhar as encenações. Todas as passagens bíblicas relativas ao período são teatralizadas nas ruas da cidade e o momento mais emocionante é a procissão do Fogaréu, um ritual que simboliza a perseguição e a prisão de Cristo e a saída da Folia do Divino que encerra os festejos santos. Além dos aspectos culturais Goiás Velho possui várias cachoeiras, rios e amplas áreas de preservação ambiental. Não deixe de visitar o Museu das Bandeiras e o Ateliê de Goiandira do Couto.
Onde ficar: Pousada Sollar dos Anjos (Setor Jardins das Acássias. Av. C. Coranlina S/N)
Tel: (62) 3371.3495

Ouro Preto - MG
O cenário barroco das cidades históricas mineiras também é destaque durante esse feriado. Em algumas cidades como Ouro Preto, as cerimônias guardam os aspectos religiosos e culturais do Brasil da época colonial. Durante a Semana Santa, os moradores da cidade preparam encenações, vigílias e procissões que são apresentadas aos turistas. Além disso, a cidade é enfeitada por tapetes confeccionados com serragem e outros materiais pelo trajeto onde a procissão costuma passar. Quem optar em passar o feriado em Ouro Preto, pode aproveitar para conhecer a Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de São Francisco de Assis, famosa por possuir obras de Aleijadinho.
Onde ficar: Arcanjo Hotel Pousada (Rua: São Miguel Arcanjo, 270)
Tel: (31) 3551.4121

Nova Jerusalém - PE
O município pernambucano de Brejo Madre de Deus, conhecido como Nova Jerusalém, possui um dos maiores teatros ao ar livre do mundo, réplica da antiga Jerusalém dos tempos de Jesus, que é cenário para o espetáculo da Paixão de Cristo. A peça acontece em nove palcos como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos e o Cenáculo da última Ceia. As apresentações contam com duas sessões diárias e os espectadores acompanham a peça caminhando pelas cenas. Enquanto aguardam a encenação, os turistas podem visitar o Parque de Esculturas Monumentais Nilo Coelho, passear pela Pedra do Cachorro e conhecer a Casa da Câmara e Cadeia.
Onde ficar: Pousada da Paixão (Teatro de Nova Jerusalém, s/nº Fazenda Nova )
Tel: (81)3732.1574

Paraty - RJ
Convertido em Monumento Histórico em 1966, Paraty possui o conjunto arquitetônico mais completo do século XVIII no Brasil. A Semana Santa na cidade é comemorada com procissões e cerimônias religiosas, que se iniciam na Quinta-Feira Santa, com a missa do lava pés. Além das encenações os turistas têm a oportunidade de ver imagens sacras de grande valor histórico, como o Cristo Crucificado, em tamanho natural e Nossa Senhora da Soledade, com 1, 8 metros de altura. Os visitantes podem aproveitar para conhecer a Casa da Cultura, a Casa da Cadeia e algumas igrejas.
Onde ficar: Pousada Chácara das Acácias (Estr. Paraty-Cunha, Km 2,5)
Tel: (24) 33711561

Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Divulgação

* Publicado em 03/04/2012

Envie esta notícia para um amigo
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.
Faça um comentário
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.

Comentários

    Nenhum comentário para esta matéria.

Outros Cadernos

  • AgroVip

    Software informa sobre pragas, previsão climática e tendências do mercado sucroalcooleiro

  • Gerais

    Transporte coletivo só aceitará pagamento das passagens com o Cartão Cidadão

  • Guia Cultural

    Eduardo Sterblitch encarna o pastor Poderoso Castiga para exorcizar o mau humor

  • Guia Gourmet

    Rede Cenourão oferece vegetais selecionados, processados e orgânicos

  • Imóvel

    Pré-lançado esta semana, o Über Gaudí prima pelo estilo arquitetônico arrojado

  • Moda

    A receita para acertar nas joias é simples; confira nossas sugestões

  • Qualidade de Vida

    Pelo menos, 30 minutos de exercícios já ajuda a garantir mais saúde e qualidade de vida