Após as festas de final de ano, é hora de se preparar para o carnaval, a festa popular que contagia todo o país. Nos quatro cantos do Brasil, as comemorações são realizadas com muita música, dança, fantasias e descontração.
A festa geralmente começa na noite da sexta-feira, anterior ao início da Quaresma, e termina na noite da terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas. A data da festa não é fixa, variando de acordo com o calendário católico, já que a comemoração acontece 40 dias antes da Páscoa. Em algumas cidades a festa se prolonga, estendendo-se até o domingo seguinte à quarta-feira de cinzas.
Faltando menos de um mês para a tão esperada festa, diversas cidades já estão movimentando seus blocos para o “carnaval fora de época”, no sudeste, que acontece com os ensaios dos blocos e escolas de samba. Muitas cidades litorâneas optam por fazer a festa ao som da música baiana, mas independente do local, a preparação é intensa para passar o tradicional carnaval com muita folia.
Segundo o gerente de vendas da CVC, Henrique Gaglione Moro quanto mais próximo das festas maior é a procura por pacotes. “Amigos, familiares e a própria mídia começam a comentar cada vez mais sobre o carnaval e com isso o interesse vai despertando e consequentemente a procura pelas viagens para curtir no local escolhido aumenta muito”, ressalta Henrique.
O gerente acrescenta que com as facilidades de pagamento mais pessoas estão procurando pacotes de viagem nos feriados. “Com o aumento do poder aquisitivo, as facilidades de pagamento das viagens e as novidades nos destinos turísticos, mais pessoas se interessam em viajar, principalmente para destinos tradicionais como Bahia e Rio de Janeiro”, diz.
E para quem ainda não decidiu entre desfilar numa escola de samba, sair em um bloco de rua ou ir atrás do trio elétrico, o portal da Revide selecionou alguns destinos mais procurados para entrar na folia:
- Rio de Janeiro: Nessa época a cidade se prepara para receber milhares de pessoas nos camarotes, arquibancadas e passarela do Sambódromo. Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são um espetáculo a parte, além das maravilhas que a cidade reserva, o folião pode aproveitar os blocos de rua como a “Banda de Ipanema” e os sofisticados bailes do Copacabana Palace.
Distância de Ribeirão Preto: 719 Km
Para hospedar: Acapulco Copacabana, o hotel fica em Copacabana, próximo ao Leme, a uma quadra da praia e seis quadras do metrô.
Fuja da folia: Biblioteca Nacional - é a maior biblioteca da América Latina e uma das maiores do mundo e possui um expressivo acervo bibliográfico e documental.
Para vestir: Além das fantasias dos blocos e escolas de samba os turistas podem optar por camisetas com estampas divertidas, shorts jeans, tênis e abusar dos chapéus e óculos escuros para dar um charme ao look.
- Salvador: Considerado o maior carnaval de rua do mundo, o de Salvador é embalado por vários trios-elétricos e blocos carnavalescos ao som de muito axé music. Na capital baiana o folião pode participar da saída do Olodum e do encontro dos trios independentes.
Distância de Ribeirão Preto: 1815Km
Para hospedar: Hotel A Casa das Portas Velhas, o hotel está localizado no centro antigo de Salvador e possui diversas acomodações luxuosas e com diferentes decorações.
Fuja da Folia: Conheça as áreas para a prática de rapel, como o prédio do Hotel Vitória Marina e o Elevador Lacerda.
Para vestir: Para ir atrás do trio o folião deve usar roupas leves e confortáveis sem deixar as tendências de lado. O macacão é o hit da estação, as sapatilhas e bolsas coloridas dão um up na produção.
- Recife e Olinda: No carnaval Pernambucano o folião encontra as mais diferentes festas populares, nas ruas de Recife e Olinda o frevo e o maracatu dão o som da noite, acompanhados por mais de 200 blocos e a animação dos imensos bonecos, um dos principais eventos dessa data é o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do Brasil.
Distância de Ribeirão Preto: 2589Km
Para hospedar: Hotel Tivoli Recife, o local conta com um ambiente descontraído e uma vista panorâmica, onde se vê o mar e o núcleo principal da Praia Boa Viagem
Fuja da Folia: Após a folia o turista pode relaxar mergulhando nos náufragos, são mais de 100 embarcações afundadas na região, nesse trecho há 23 pontos para a prática do esporte, com profundidades que variam entre cinco e 60 metros.
Para vestir: No carnaval pernambucano as cores predominam da cabeça aos pés, saias longas, e rasteirinhas coloridas animam a produção, os detalhes ficam por conta dos acessórios.
Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário para esta matéria.
Mesmo com previsão de ser 15% menor, a safra 2012/2013 será a 6ª maior em 25 anos
A Revide prepara uma edição especial que apresenta homens e mulheres de destaque
Confira os representantes da música que estarão na Feira do Livro
Aliança Gastronômica de Ribeirão Preto busca profissionalização do setor alimentício
Salão do Imóvel e Feirão da Caixa criam condições especiais de compra
O veludo firma-se como tecido da temporada e reina nas araras das lojas
O canionismo é um esporte seguro que valoriza o trabalho em grupo