Balanço positivo

Balanço positivo

Mais enxuta no formato, a 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto agradou livreiros e visitantes. Em oito dias, a Feira recebeu 237 mil visitantes em seus dez palcos, número menor que a edição passada, que registrou 400 mil pessoas em 11 dias. A queda já era esperada pela Fundação Feira do Livro, diante da redução do orçamento, provocada pela atual crise econômica.

Expositores como Denis Barros, da Prime Editorial, surpreenderam-se com o resultado nas vendas, que, segundo ele, ficou bem acima da expectativa. “Com certeza, já planejamos voltar no ano que vem. Algo que me chamou a minha atenção foram os compradores de fora da cidade, principalmente as escolas da região. Eles foram responsáveis por grande parte das nossas vendas”, comentou Denis.

Participante da Feira pelo quarto ano consecutivo, Zenaide Luciano também saiu satisfeita. “Os livros dos autores que participam dos salões e conferências foram os que mais saíram. Isso prova que o público está mesmo interessado em literatura”, destacou. Saldo positivo também para as 108 escolas municipais que receberam R$ 300 mil para renovar seus acervos literários. O recurso foi liberado pela Secretaria Municipal da Educação e usado pelos gestores das unidades por meio do Cartão-Livro.

Realizado entre os dias 14 e 21 de junho, o evento terminou com o espetáculo “Mário de Andrade e a Semana de 22 – Das Modinhas Imperiais à Música de Villa-Lobos”, com a participação do duo de acordeons formado por Gilda Montans e Meire Genaro, a soprano Cristina Modé, o violinista Milton Bergo, o violoncelista Ladson Bruno e as atrizes Mirian Fontana e Renata Martelli. A apresentação lotou o Theatro Pedro II na noite do dia 21. 

Foto: Luiz Cervi

Compartilhar: