
Casarão Camilo de Mattos
No número 625 da rua Duque de Caxias, na região central da cidade, está localizado um dos importantes imóveis ainda remanescentes do período do café, o Palacete que foi residência do ex-prefeito da cidade, Camilo de Mattos.
O casarão hoje está encoberto pelas árvores da rua, praticamente inexistentes em 1926, e no que diz respeito à infraestrutura, o imóvel encontra-se em péssimas condições.
Exemplo do que ocorre com parte dos imóveis históricos de Ribeirão Preto, o local sofre com o abandono e com a falta de uma política de revitalização.
O Palacete Camilo de Mattos foi tombado pelo CONPPAC (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do município de Ribeirão Preto) em 11/07/2008, através do decreto número 221, o que impede a sua descaracterização ou demolição.
Em contrapartida ao abandono do imóvel, a Secretaria Municipal da Cultura prevê a transformação do Casarão em um Centro Cultural por meio do projeto Dança Vida. A proposta do grupo é utilizar recursos federais recebidos através de projetos que incentivam a cultural. Vale ressaltar que o início da revitalização ainda não está confirmado.
Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Ibraim Leão