
Estação Ribeirão Preto da Cia Mogiana
Histórico da linha: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
A Estação: Depois de esperarem alguns anos pelos trilhos da Companhia Paulista, a estação de Ribeirão Preto foi inaugurada na linha da Mogiana em 1883, com um prédio provisório. Em outubro de 1884, foi construído o novo prédio, no lugar definitivo, para a estação, que teria sido inaugurado em 7/9/1885, e que passou a ser uma das mais importantes da Mogiana. Em 1914, foi concluído e entregue à companhia, pelo famoso arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o projeto da nova estação, "ampla e bela".
Em 01/06/1965, com uma das inúmeras modificações e retificações da Mogiana, os trens de passageiros passaram a seguir para a nova estação, então fora da cidade. A velha estação passou a ser chamada de Ribeirão Preto-ramal. Na verdade, a estação estava já aguardando o seu final desde maio de 1964, quando a variante Bento Quirino-Entroncamento, pronta desde o final de 1961, passou a ter o tráfego dos trens de passageiros. As sete estações da linha antiga foram fechadas nesse dia, mas a estação de Ribeirão Preto-nova ainda não estava pronta.
Em agosto de 1967, entretanto, a Mogiana e a Prefeitura firmaram um acordo para a derrubada das instalações e a construção, por parte da ferrovia, da estação rodoviária no local. Até outubro de 1976, os trilhos do ramal ali ficaram, com tráfego, restos do antigo tronco da Mogiana, e, com a JP, até julho anterior, com os trens do ramal passando. Somente aí foram retirados, às pressas, depois do ramal finalmente fechado, para a inauguração da estação rodoviária, que se deu em novembro de 1976. Para os lados da rua Guatapará, onde estava a rotunda, foi construído um prédio para abrigar a Câmara Municipal, e o resto do pátio foi transformado em jardins.
Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo Cabredo; Celso Frateschi; Dirceu Baldo, 2002; Hélio Fávaro, 2000; Antonio C. Belviso; Ivan Roberto de Siqueira Jr.; Museu de Jundiaí; Arquivo Municipal de Ribeirão Preto; Rubem Cione: História de Ribeirão Preto, 1987; Memórias de Ribeirão Preto, 2000; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969; Fepasa: relatórios anuais; Cia. Mogiana: relatório oficial de estações, 1937; Revista SPR, 1939; Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1967/76; A Cidade, 8/11/2006; Star Guia, 1998; Mogiana: Álbum, 1910; revista Horizonte Geográfico, nro. 55, 1998; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht