História no papel

História no papel

Secretaria da Cultura e Conppac aguardam posição dos proprietários do Hotel Brasil para dar andamento ao projeto de revitalização do prédio

Localizado na esquina da Avenida Jerônimo Gonçalves com a Rua General Osório, o Hotel Brasil guarda histórias de grandes nomes que passaram por Ribeirão Preto, como autoridades políticas e clubes como Boca Juniors e River Plate.

Construído em 1930, o prédio é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural (Conppac), e aguarda o posicionamento dos proprietários para dar início ao projeto de revitalização do local.


A secretária da cultura, Adriana Silva, ressalta que o prédio pertence à iniciativa privada e, por esse motivo, a prefeitura não tem o poder de decisão. “Tentamos desde 2009 uma parceria com o grupo proprietário, que não avançou. Inicialmente, fizemos uma proposta de cessão de uso e nós restauraríamos para uso cultural”, explica.

De acordo com a secretária, as conversas com os proprietários aconteceram entre os anos de 2009 e 2010, porém, não houve retorno. Neste ano, a Secretaria da Cultura soube que havia um projeto próprio para o local.

“A nossa ideia era criar uma escola de música, ou mesmo um hotel para escola de turismo com uso para hospedagem solidária dos vários projetos que realizamos, mas insisto que a decisão do uso é do proprietário”, aponta Adriana.

Em nota, os proprietários do local informam que estão estudando as possibilidades para restauração do hotel.

Segundo informações do Conppac, a região onde está localizado o Hotel Brasil passará por uma restauração, que deve valorizar a arquitetura e a história de Ribeirão Preto. “Estamos bastante comprometidos com a revitalização daquele lugar. Certo, temos o restauro do Mercadão, a revitalização da José Bonifácio, a recuperação e proteção da Maria Fumaça e, mais recente, a instalação de um Shopping no espaço da antiga cervejaria Antarctica”, revela a secretária.

Além disso, a Secretaria da Cultura está com edital aberto pelo estado para contratar o projeto de restauro da Casa Caramuru, assim que for finalizado, será iniciada a busca por recursos para a transformação da casa em espaço cultural.

Fotos: Carolina Alves

Compartilhar: