Análise: a maravilhosa Berlim

Análise: a maravilhosa Berlim

Olá meus amigos viajantes! Vamos falar mais sobre viagem? 

Hoje é dia de falar da incrível BERLIM, que é sem dúvidas uma das minhas capitais mundiais favoritas. A capital alemã é uma das cidades mais gostosas que se tem para passear, conhecer história, comer e ter muito conforto.

Com uma população de 3,5 milhões dentro de limites da cidade, Berlim é a maior do país. Apesar disso, a cidade é extremamente organizada, limpa e linda. Cerca de um terço da área local é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos. 

Vamos a nossa análise

CLIMA

Para visitar este destino, é sempre bom saber algumas informações sobre o clima. Os meses mais quentes em Berlim são Junho, Julho e Agosto, com temperaturas médias de 16,7 até 17,9 °C. Enquanto os mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro, com temperaturas médias de −0,4 até 1,2 °C. Obviamente, para aproveitarmos melhor o passeio, é sempre bom fugir desses extremos entre frio e calor.

PREPARO PARA O TURISMO

                                           

Berlim tem um total anual de cerca de 135 milhões de visitantes, o que a coloca em terceiro lugar entre as cidades mais visitadas da União Européia. Berlim está entre as três principais cidades que recebem convenções do mundo e é o lar do maior centro de convenções da Europa, o Internationales Congress Centrum.

TRANSPORTE E LOCOMOÇÃO

                                               Resultado de imagem para berlin bicycle path

O metrô de Berlim é um show a parte. Hoje em dia, o metrô da cidade é um dos mais funcionais da Europa, o que faz com que os deslocamentos pela cidade sejam rápidos e seguros. Para entrar no vagão, não há inicialmente nenhum tipo de controle (catracas ou seguranças). Você simplesmente compra seu bilhete em uma máquina e entra no vagão sem ninguém perguntar nada. Eventualmente, algum fiscal (à paisana) pode pedir para você mostrar seu ticket. Claro que os mais pessimistas ou os apreciadores do “jeitinho brasileiro” vão dizer que isso não funciona. Mas lá…funciona perfeitamente!

Alugar um carro para passear pela cidade é uma boa ideia? Com 377 carros por 1000 habitantes em 2013 (570/1000), Berlim tem um dos mais baixos números de carros per capita para uma cidade global ocidental. Ou seja, é relativamente tranquilo andar de carro pela cidade, diferentemente de Nova York por exemplo.

Linhas ferroviárias de longa distância ligam Berlim com todas as principais cidades alemãs e com muitas cidades de países europeus vizinhos. Uma boa ideia também para “esticar" sua viagem para outros lugares.

Para os mais aventureiros, Berlim é conhecida por seu sistema de ciclovias altamente desenvolvido. Seus cerca de 500 mil ciclistas diários representaram 13% do tráfego total em 2009. Os ciclistas têm acesso a 620 km de ciclovias.

HISTÓRIA E CULTURA

                                         Resultado de imagem para berlin museums

Visitar essa linda cidade é rever a história das duas Grandes Guerras que marcaram o século XX e perceber como ideologias antagônicas não dividiram apenas um mapa, mas principalmente pessoas. Os contrastes são muitos, sendo ainda hoje possível diferenciar a Berlim comunista da capitalista. É imperdível uma visita aos restos do Muro de Berlim, símbolo dessa divisão histórica. 

É uma viagem ao tempo ver  como a Berlim Oriental foi transformada pelo bloco soviético e foi se distanciando da sua metade Ocidental. Essa cidade possui quase 200 museus, de todos os tipos. Museus históricos como o Judaico , o Museu do Muro e museus científicos como o de História Natural. Berlim também possui excelentes teatros  e é possível assistir a um concerto da Filarmônica ou óperas a qualquer momento. Se você gosta de arte contemporânea, está no lugar certo. Reserve pelo menos dois dias para visitar galerias e museus sobre esse tema.

CARTÃO POSTAL

                                      Resultado de imagem para berlin brandenburg gate

Ainda, não se pode esquecer de passar pelo cartão postal de Berlim, o "PORTÃO  DE BRANDENBURGO" sem dúvida um dos símbolos da cidade. Antiga porta de acesso à cidade, o monumento foi reconstruído no final do século XIII com estilo neoclássico sendo palco dos protestos que dominaram o final do século XX. 

Diante de tudo isso, o que mais chama a atenção é que Berlim promove um estilo de vida simples: churrasco nos parques, mercado de pulgas, caminhar tomando uma cerveja nas ruas e metrô, e apesar de ser uma cidade tão importante, lá se come bem barato (por se tratar de Europa) mas também não faltam restaurantes estrelados dos mais famosos chefs.

Super dica: a Japtur Turismo está montando um grupo VIP para ir até o Leste Europeu. O grupo vai passar também por Berlim. O tour está marcado para ir no dia 29 de Junho e retornar no dia 12 de Julho de 2019.

Para mais informações, envie um email para [email protected] com a mensagem contendo apenas seu nome, telefone e o texto LESTE EUROPEU 2019.

 

Compartilhar: