Análise: quero morar em Londres

Análise: quero morar em Londres

Olá meus amigos viajantes! Vamos falar mais sobre viagem? 

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre uma cidade e uma cultura que eu amo de paixão: Londres! Nossa, como essa cidade é maravilhosa. Como vocês já sabem, tenho conhecido muitos e muitos lugares ao redor do mundo, e Londres é umas das cidades que nos faz querer morar para sempre. Vou explicar aqui os meus motivos.

Com uma população de aproximadamente 8,5 milhões (o mais populoso da união européia), Londres é uma das mais importantes cidades globais. Além disso, é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo.

Vamos a nossa análise:

CLIMA E TEMPO

                                         

Como sempre, para visitar este destino, é sempre bom saber algumas informações sobre o clima. Uma informação interessante foi descobrir que, apesar de sua reputação de ser uma cidade chuvosa, Londres recebe menos precipitação (com 601 milímetros por ano) do que Roma e outras cidades da Europa, por exemplo. O inverno de Londres acontece no final e início de ano. É um tanto quanto forte para nós brasileiros, entretanto, as temperaturas raramente caem abaixo de -4 °C ou acima de 14 °C. 

Os verões londrinos são geralmente quentes e, às vezes, o calor é impulsionado pelo efeito urbano de ilhas de calor, o que faz com que o centro da cidade fique até 5 °C mais alta do que nos subúrbios e periferias, podendo chegar até mesmo a 38,1 °C. A média da temperatura no meio do ano (verão) é de 24 °C.

Obviamente, fugir desses extremos é sempre a melhor opção para nós turistas.

PREPARO PARA O TURISMO E RECEPTIVIDADE

Aqui é que entra um dos principais pontos positivos da cidade de Londres. Quando penso nisso, penso em ficar la para sempre. Primeiro: a estrutura física (ruas, transporte, tecnologia) da cidade é simplesmente única. 

Londres atrai mais de 14 milhões de visitantes internacionais anualmente, o que a torna a cidade mais visitada de toda a Europa. As atrações da cidade não tem fim: Museu Britânico, Galeria Nacional, London Eye, Torre de Londres…

Além disso, a receptividade e educação do povo inglês também me surpreendeu. É impressionante como todos eles são educados e prestativos. Vai ser natural se você estiver subindo alguma escada do metrô com algumas malas e de repente algum londrino passar por você, pegar a sua mala para te ajudar a subir, por exemplo. Caso você queira alguma informação na rua, não hesite em perguntar, eles vão de ajudar prontamente na maior educação possível.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Sinceramente…Londres não tem fim. Muito parecido com Nova York nesse sentido, é impossível que se faça e conheça tudo em 5, ou 7, ou 10 dias. Sendo assim, para fazermos um “roteiro” das principais atrações da cidade vale outro post. Desde musicais da Broadway, tour de compras e até visitar os estádios de futebol da cidade…Londres é um planeta inteiro. Trago aqui aqueles pontos que mais me marcaram nesta viagem.

Piccadilly Circus: famosa praça de Londres onde se convergem algumas das principais ruas da cidade (Regent Street, Shaftesbury Avenue e a Piccadilly Street). Em Picadilly existem muitos restaurantes e muitos lugares onde se podem comprar ingressos para peças de teatro e musicais. Com suas lojas e outdoors luminosos, essa praça é também chamada de Times Square de Londres. É realmente tudo muito lindo por lá. 

Museus: É uma infinidade de museu e cultura na cidade de Londres. Dentre os principais e também daqueles que eu mais gostei, destaco o Museu da história natural, a Galeria Nacional e o Museu da Guerra. Esse último realmente me impressionou. Quem gosta do tema não pode perder de forma alguma.

TRANSPORTE E LOCOMOÇÃO

                                    

Aqui é outro ponto forte importantíssimo dessa cidade. Como bem sabemos, o transporte público pode facilitar ou prejudicar as nossa vidas em grandes centros. No caso de Londres, com certeza facilita e muito! Absolutamente tudo funciona como se fosse um relógio. Você pode passar a sua vida toda em Londres da maneira mais tranquila sem ter um carro.

O metrô funciona perfeitamente, com um grande número de estações e linhas. Você pode comprar um cartão que lhe dá o direito de usar a vontade o metrô juntamente com os ônibus a semana toda (ou mês) caso seja necessário. E os ônibus também são um show a parte. Aqueles ônibus vermelhos de 2 andares que vemos em filmes são confortáveis e absurdamente pontuais, nunca te deixando na mão. Sendo assim…jamais alugue um carro para passear em Londres.

MOEDA E COMIDA

Talvez aqui seja um dos únicos pontos fracos para se visitar Londres. A Moeda (Libra Esterlina) é muito cara (uma Libra estava para aproximadamente R$ 6,00 no momento deste post). Sendo assim, toda a conversão feita acaba ficando muito cara.

Sobre comida, em uma cidade como Londres é de se esperar que é possível se encontrar de tudo para comer. Todas as redes de comida e fast-food estão à sua disposição em cada quarteirão da cidade. Mas para além disso, o prato principal e mais conhecido da cidade é o famoso Fish and Chips. Consiste em peixe frito envolvido em um “saquinho de papel", acompanhado por batatas fritas.

Enfim...Londres é realmente apaixonante. Toda essa junção de tecnologia, estrutura e mobilidade perfeitas, receptividade e atrações sem fim fazem esse destino ser um dos melhores. O ponto negativo, como dito acima, seria a moeda que é muito desfavorável para nós brasileiros. Entretanto, de fato Londres nos surpreende quando consegue ter a movimentação de Nova York com aquela típica organização inglesa. 

Compartilhar: