Fui para Nuremberg: valeu a pena?

Fui para Nuremberg: valeu a pena?

Olá amigos! Hoje é dia de compartilhar mais uma história sobre as viagens que tenho feito por aí. Em maio de 2018 tive a oportunidade de conhecer a cidade de Nuremberg, na Alemanha. Quer saber se valeu a pena? Vou deixar aqui para vocês apenas alguns detalhes desse destino.

Nuremberg é a segunda maior cidade da região da Bavária com pouco mais de 500 mil habitantes  ficando somente atrás de Munique. Essa antiga cidade alemã é toda fortificada e até hoje possui os muros, os fossos e as torres que a protegeram em outros tempos.

Você gosta de salsicha? Se for pra visitar essa cidade, seria bom que você gostasse. É com certeza o prato mais típico da cidade. Outras cidades alemãs também tem esse costume, entretanto há um prato que é conhecido como “salsicha de Nuremberg” (nada criativo) que é extremamente local. Tive a oportunidade de provar e, sim...eu gostei! 

Vale muito tirar um dia para conhecer nessa cidade a parte relacionada a era nazista. Sem dúvida é uma cidade linda que possui muita história onde pelo período de 1 ano (1945-1946) aconteceu o famigerado "Julgamento de Nuremberg ", uma série de tribunais militares que buscavam julgar os crimes cometidos pelos nazistas. Entre os réus deste triste episódio havia oficiais do partido, militares, advogados, médicos e empresários, todos que colaboraram com o projeto nazista até hoje incompreensível em nossas mentes pela tamanha crueldade.

Entre tantas coisas lindas que "massageiam" as nossas vistas, como as casas "fofinhas" e todas iguais, ruas extremamente limpas e de pedras medievais, e uma natureza bem cuidada, foi interessantíssimo conhecer mais uma bela cidade, um tanto quanto mais tranquila em comparação a Berlin e outros centros da Alemanha sendo menor e mais pacata. Entretanto, a história mostra uma agitação diferente no local durante muitos anos. Lá foi o lugar onde Hitler escolheu para os seus comícios para insuflar a juventude nazista no ódio contra os judeus, contra os negros e homossexuais (entre outros) e infelizmente dali muitos judeus foram embarcados para campos de concentração. 

Justamente por isso, nessa passagem por Nuremberg visitamos o Centro de Documentação Nazista, um museu dedicado a história do Terceiro Reich que foi construído em uma área de quase doze quilômetros quadrados para abrigar 50.000 mil pessoas e usado para a realização dos comícios nazistas. Sem dúvida, essa visita foi emocionante e triste ao mesmo tempo. Há também uma homenagem às pessoas que morreram no Holocausto e os seus nomes escritos em papéis ao longo de uma ferrovia. É um daqueles passeios que te enchem de cultura e te faz pensar sobre a vida. 

Foi um momento até confuso para meus sentimentos, ao ver que o museu hoje está em uma área linda com muito verde e lazer para famílias, mas que no seu interior abriga um triste episódio na história da humanidade. Mas ver e viver tudo isso valeu a pena, e como valeu!

E vocês meus amigos, já conheceram Nuremberg? Deixe seus comentários e suas impressões aqui em baixo.

Compartilhar: