Leste Europeu e a Cortina de Ferro

Leste Europeu e a Cortina de Ferro

Olá meus amigos viajantes! Vamos falar mais sobre viagem? 

A famosa expressão “cortina de ferro” foi usada pelo famoso ministro britânico Winston Churchill em um marcante discurso após a Segunda Grande Guerra, no ano de 1946. Na época, tal expressão fazia alusão a política separatista soviética aplicada aos países sob sua égide. Hoje não há mais Guerra Fria, e os países do bloco do leste são todos independentes. Porém, a história ainda é viva nessa região.

Com certeza, o Leste Europeu é um dos melhores destinos para se conhecer hoje, com muita história, paisagens marcantes, boa estrutura e receptividade. Há sim alguns problemas na definição de quais países fazem parte do chamado Leste Europeu, entretanto, não vamos nos ater à essa questão de forma profunda, fazendo referência então aos principais países para se visitar do ponto de vista turísticos dessa região: República Tcheca, Áustria, Eslováquia e Hungria (lembrando que uma visita até a Alemanha é sempre bem vinda nesse tour).

                                                 

Uma boa dica seria começar a sua viagem justamente em Berlim, capital alemã, símbolo desse período de guerra fria e famosa pelo seu famigerado muro. Hoje essa é uma cidade pulsante, cosmopolita e rica que é considerada uma das melhores cidades para se viver em toda a Europa. O tour por essa cidade proporciona experiências marcantes, por isso vale a pena buscar experiências como conhecer uma cervejaria típica alemã, entre outras coisas. Os museus, monumentos e os escombros do muro de Berlim são sempre algumas das maiores atrações. Aqui a história pulsa!

Após conhecer a capital alemã, a dica seria partir para a inconfundível Praga, capital da República Tcheca. Envolta em um ambiente medieval, a capital tcheca encanta a todos os visitantes, e não atoa recebe o título de Paris do Leste. É uma cidade encantadora. Na sequência está Ceskv Krumlov, cidade ao sul do país tombada como patrimônio da UNESCO. 

Sem dúvida nenhuma, a música também deve fazer parte dessa linda viagem. Partindo para Viena, na Áustria, capital da música erudita e lar de compositores como Mozart e Beethoven, você vai poder desfrutar mais uma cidade maravilhosa. Como parte dessa imersão, vale a pena se programar para participar de um exclusivo jantar com a orquestra Mozart & Strauss por exemplo. Como complemento, é possível também visitar a Bratislava, capital da Eslováquia.

                                               

Pera fechar em alto estilo o passeio pelo Leste Europeu pode terminar em Budapeste, na Hungria, reconhecida como a Pérola do Danúbio. Essa cidade é de tirar o fôlego! Nada melhor do que um cruzeiro pelo rio Danúbio, um dos mais charmosos e lindos de toda a Europa para contemplar a beleza das antigas duas cidades (Buda e Peste) que hoje formam uma!

Dica: No final do próximo mês de junho, a JAPTUR vai embarcar para o Leste Europeu e explorar cada detalhe dessa rica e ainda tão recente história.

 

Compartilhar: