As declarações, os números e os favoritos...

As declarações, os números e os favoritos...

Amigos do futebol, começou neste fim de semana, o mais importante campeonato de futebol profissional no Brasil, com todos os times inseridos nos dez jogos da rodada, dando o pontapé inicial desta tradicional e importante competição.

Como de costume, os primeiros resultados foram interpretados como vitórias “justas” e derrotas “injustas”, conforme ouvimos nas declarações dos profissionais das comissões técnicas dos clubes que venceram e dos times que perderam, respectivamente. Fica claro, nas entrelinhas das entrevistas, que cada qual tem um entendimento quanto ao mérito do resultado, parecendo às vezes, que não estão tratando do mesmo jogo.

Nos discursos pós jogos, os comandantes utilizam números e estatísticas que confirmam os tais méritos ou a justiça do resultado, enfiando goela a baixo, respostas subjetivas e meias verdades, parecendo mais justificativas do que uma análise pura do que aconteceu no jogo.

Hoje em dia, com os recursos midiáticos, como internet e redes sociais, disponíveis para todos os interessados, é possível com certa facilidade captar números e, através deles, encontrar uma base matemática que nos permita tentar entender o futebol, um esporte coletivo e de oposição, através dos algarismos, das médias e dos percentuais.

Usando os dados técnicos dos jogos oferecidos no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com acesso em www.cbf.com.br, encontraremos os números conquistados por times que foram campeões nos últimos 13 anos, período este, em que o campeonato tem o mesmo Regulamento, de pontos corridos, com jogos disputados em turno e returno.

Um exemplo de estatística: Para estar próximo do titulo, um time terá que vencer necessariamente, no mínimo (19) dezenove jogos; empatar pelo menos mais (10) dez partidas e ser derrotado no máximo em nove (9) oportunidades.

Temos ainda, outros três interessantes e significativos dados que sempre estão próximos aos times campeões: ter o melhor ataque; ser a melhor defesa e obter o maior saldo de gols positivos. O clube que possuir as citadas vitórias, os empates descritos, o forte ataque, a sólida defesa e o saldo de gols, estará fadado a subir no lugar mais alto do pódio, no dia 04 de dezembro deste ano.

Mas, compreendo que o amigo leitor poderá é claro fazer a famosa pergunta. Quem será o campeão de 2016?  Sim, não parece fácil indicar.

Os números mostram que o São Paulo, o Corinthians, o Cruzeiro e o Fluminense são naturalmente indicados como favoritos, pois, além de terem vencidos mais de uma vez nos últimos anos, também, estão sempre entre os quatro melhores colocados das edições. Estes clubes parecem que se adaptaram muito bem ao regulamento de turno e returno, em regime de todos contra todos, implantado pela CBF, desde 2003.

Há, portanto, tendências matemáticas favoráveis a estes clubes, independentemente, das declarações após os jogos, que explicam a vitória justa, que tentam justificar a injusta derrota, e que tratam de méritos ou deméritos que norteiam um jogo de futebol.

Você... leitor amigo, tem um favorito?

Compartilhar: