FAÇA SUA APOSTA

FAÇA SUA APOSTA

No universo de esportes que teremos nos Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, parece interessante apostar nossas fichas em uma modalidade em especial para todos nós, na certeza de resultados positivos.  No ginásio ele é formado por seis atletas e na praia conta com apenas dois jogadores de cada lado.

A bola, que sempre está nas mãos, é peça fundamental nessa modalidade, que nos preenche de prazer, de conquistas e de medalhas, porém, não basta apenas nos rendermos ao impacto de suas proezas tendo como referência os números: será preciso entender e compreender os motivos que fizeram desse jogo uma preferencia nacional.

O Voleibol tradicional, de quadra foi introduzido nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, quando, provavelmente, não fazia a “cabeça” dos brasileiros, que se sentiam pouco atraídos pelo esporte que não era jogado com os pés.  Assim como a maioria dos esportes, o Vôlei foi ofuscado pelo futebol.

Por um longo período, esse esporte coletivo, composto por seis atletas, não trouxe medalhas para nosso país, ficando como um gigante adormecido ou em processo de hibernação, aguardando o momento certo de submergir e mostrar ao mundo, o que poderíamos fazer jogando “com as mãos”.

E eis que surgimos vencedores, impactantes e arrebatadores, conquistando, desde 1984, em Los Angeles, uma bela coleção de nove medalhas olímpicas, divididas nos dois gêneros, onde a equipe masculina levou cinco delas, enquanto a feminina, quatro.

A partir de 1996, nos Jogos de Atlanta, o Vôlei de Praia foi incluído nas modalidades olímpicas, fazendo com que o mundo esportivo se rendesse aos resultados e conquistas “tupiniquins” e deixando a seguinte pergunta: Como o Brasil atingiu tamanha excelência em tão pouco tempo?

Três dos vários motivos são percebidos mais facilmente do que os chamados detalhes técnicos e táticos tão tradicionais neste tipo de explicação: o crescimento do esporte em decorrência da exposição às mídias de massa; o diferencial do Brasil ter um litoral em dimensões continentais com nosso maravilhoso clima tropical; o investimento pesado dos clubes e o patrocínio de empresas, principalmente as publicas, tanto nas categorias de base quanto no alto rendimento.

Nesses 20 anos, bastaram cinco olímpiadas para que meninas e meninos trouxessem para o Brasil a bagatela de 11 medalhas olímpicas. Desse total, elas subiram ao pódio em seis oportunidades, uma a mais que os garotos.

Neste sentido, se por acaso o amigo leitor tiver em duvidas ao escolher um esporte para torcer com segurança nestes Jogos Rio 2016, faça uso deste palpite e aposte no Voleibol.

Pague pra ver. Tá tranquilo. Tá favorável. 

Eu gosto de praia, do clima e de vencer. E você?   

Compartilhar: