FUTEBOL OLíMPICO

FUTEBOL OLíMPICO

Em cerimônia realizada no Maracanã, Rio de Janeiro, sob o comando da Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA), foram sorteados os grupos e os jogos para a disputa da medalha de ouro das Olimpíadas Rio 2016.

A competição tem um modelo tradicional, com grupos compostos por quatro equipes, jogando todos contra todos, classificando os dois mais bem colocados para a segunda fase, e a partir daí, serão etapas definidas em jogos eliminatórios para chegar até a partida final.

As seleções brasileiras masculina e feminina, buscam um título inédito para o país. Os meninos são cabeça de chave do grupo A e tendo como adversários a África do Sul, o Iraque e a Dinamarca. Na estréia pegam os sul africanos no dia 04 de agosto, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já as meninas, estreiam no grupo E contra a China, no dia 03 de agosto, no Engenhão, no Rio de Janeiro. O Grupo ainda possui Suécia e, também, África do Sul.

O caminho para a conquista olímpica já tem seu formato elaborado, permitindo que as comissões técnicas das duas equipes se atualizem e se ajustem às programações e aos ditames da competição.

As equipes brasileiras, em várias edições olímpicas, já participaram das cerimônias oficiais de entrega das medalhas, mas, jamais subiram ao lugar mais alto do pódio, para receber a medalha de ouro, para colocá-la no peito, ouvir o hino nacional e acompanhar o hasteamento do nosso pavilhão.

Estamos falando exatamente naquele momento em que pode rolar uma lágrima pelo rosto, que os olhos podem ficar marejados, indicando a presença de um sentimento gostoso que o esporte proporciona aos atletas: o choro da vitória.

No masculino, apesar da modalidade estar presente desde os Jogos olímpicos de 1900, em Paris, o Brasil só estreiou na competição em 1952, em Helsinque, Finlândia, onde nossa equipe conquistou o 5º lugar. De lá para cá, entre altos e baixos o time acumula três medalhas de prata e duas de bronze. Quem sabe, com uma medalha de ouro, o futebol brasileiro consiga esquecer o vexatório 7x1, na Copa do Mundo de 2014.

O futebol feminino está presente nos jogos olímpicos a partir de Atlanta, em 1996. Desde então, o nosso time acumulou duas medalhas de prata, ficando duas vezes também em quarto lugar, não participando bem apenas uma vez, na ultima edição em Londres, quando ficou em 6º lugar.

A turma de Marta, Formiga e companhia, terá no Rio 2016 a última oportunidade de conseguir algo que vai mais além do que a conquista da medalha de ouro. Elas mais uma vez, tentarão fazer com que os dirigentes esportivos “enxerguem” a importância do futebol feminino, com todas suas nuances e peculiaridades. Talvez uma vitória das meninas do Brasil, possa provocar um olhar maior para a modalidade, o que poderia trazer novos e melhores investimentos, tanto dos clubes, quanto do estado e dos patrocinadores.

Vamos acompanhar e torcer.

Foto: Rafael Ribeiro

Compartilhar: