JOGO LIMPO

JOGO LIMPO

Amigos do futebol, amantes dos esportes.  No último dia 01 de julho de 2016, o ex-atleta de judô, Rogério Sampaio, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, aceitou assumir o cargo de Secretário Nacional para a ABCD, sigla da Autoridade Brasileira do Controle de Dopagem.

Esta função lhe impõe, com certeza, atribuições tão difíceis quanto os adversários que enfrentou e venceu, todos, para subir no ponto mais alto do pódio, e receber a única medalha individual conferida ao Brasil naquela edição olímpica, ouvindo o hino nacional e vendo de perto o hasteamento do nosso pavilhão nacional.

Na sequência da carreira esportiva e já convivendo com a condição de pós-atleta, o judoca medalhista sempre demonstrou não ter receio de atuar na esfera política, principalmente  em cargos relacionados ao esporte. Uma de suas primeiras atribuições foi a de presidente da Fundação Pró Esporte, em Santos, sua cidade natal, no período de 9 anos.

Em 2013, assumiu a responsabilidade de ser o Coordenador Geral de Esportes de Alto Rendimento do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo, vinculada à Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Enquanto atleta, o judoca esteve presente e atuante, participando inclusive, da elaboração e apresentação de um manifesto dos atletas da sua modalidade, contra os mandos e desmandos da família Mamede à frente da Confederação Brasileira de Judô, no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Agora, mais uma vez, nosso campeão terá a oportunidade de lutar contra este novo obstáculo imposto aos organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio. Ele começara seu trabalho enfrentando um difícil desafio de tentar mudar a avaliação da Agencia Mundial Antidopagem (WADA), que suspendeu provisoriamente o LBCD – Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem, que tem a missão de realizar cerca de 6.000 (seis mil) análises de amostras biológicas dos atletas que irão participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Como se trata de um atleta, vencedor em sua especialidade e agora um ex-atleta com larga experiência no ambiente político, imaginamos que ele consiga reverter este momento delicado pelo qual vem passando tudo que envolve os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quem sabe aplicando um Ypon, o golpe perfeito.

Ele sabe muito bem que, fora do tatame, será preciso caminhar no sentido do modelo atual que impõe, para todos os esportes o principio do Fair Play, filosofia adotada em desporto que prima pelo Jogo Limpo, reforçada pela ideia que ganhar é tão bom quanto o empenho, a determinação e o esforço aplicado para se conseguir a vitória desejada.

Como na vida, vencer por mérito e de forma limpa, credencia ao vencedor, o direito a ser perpetuado na história do mundo esportivo, com sua trajetória sendo relatada nos livros, exatamente como aconteceu com Rogério Sampaio.

Que ele faça como fez em agosto de 1992, quando aplicou um “wasari” no húngaro Jozsef Csak, para vencê-lo na final da categoria meio leve, dos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Boa sorte Rogério, seja forte, seja limpo.

Compartilhar: