No Dia das Mães, deu Santos

No Dia das Mães, deu Santos

Amigos do futebol, neste domingo passado, Dia das Mães, foram realizadas várias decisões dos campeonatos estaduais. Com certeza algumas delas vibraram muito com os filhos que estavam presentes nas partidas finais, com seus “rebentos” que venceram os jogos decisivos,  marcando brilhantemente esta data tão carinhosa e significativa.

Aqui em São Paulo, mais precisamente na cidade de Santos, o time da casa ganhou por (1 a 0) do Audax, sagrando-se bicampeão paulista de 2016. Num jogo em que o resultado não teve relação direta com o desempenho apresentado pelos dois times, não refletindo no placar as chances criadas pela equipe visitante, que usou e abusou do direito de errar gols.

O time da grande São Paulo atuou mais uma vez dentro do seu padrão habitual. Trocando muitos passes, em ações coletivas, envolvendo o seu oponente e aguardando a hora certa para abrir o marcador. Mas, quem fez o gol foi o Santos, usando a mesma armadilha que seu adversário gostava: Um contra-ataque fatal.

O golpe mortal aconteceu ainda no primeiro tempo. O ótimo atacante Ricardo Oliveira, desferiu algo como que um Ypon do Judô, ou um Xeque mate, no jogo de xadrez. Ele controlou a bola com rara habilidade, executou um drible desconcertante no zagueiro e chutou de bico, para fazer o solitário e decisivo gol do título, aos 44 minutos de jogo.

Mais uma vez, como abordado em texto anterior de Regra 18, o time praiano se fez valer através de uma ação individual.  Uma das mais importantes diferenças observadas entre os dois finalistas.

Com a decisão da equipe técnica em escalar o selecionável Lucas Lima, que vinha de uma contusão no tornozelo, o Santos perdeu um pouco no poder de marcação. Porém, contou, mais uma vez, com a presença, o entusiasmo e pressão da sua torcida, que vibrou durante todo o jogo, fazendo prevalecer o mando de campo. Na Vila Belmiro, o time não perde jogos nesta competição paulista desde abril de 2011, impondo de lá para cá uma importante marca de 25 jogos sem derrotas. Isto, é claro, numa decisão, ajuda muito.

Com mais esta conquista, o Santos Futebol Clube, consolida seu modelo apoiado na ótima formação dos atletas das categorias de base, o reaproveitamento de jogadores profissionais mais maduros, a manutenção do elenco e da comissão técnica.

Agora, o Audax terá a oportunidade de provar para que realmente veio: marcar um novo momento no futebol. Pois, se houver o que parece mais fácil, a saída de vários atletas, a proposta do clube ficará em xeque, pois a manutenção dos jogadores tem consonância com os clubes que crescem com segurança, apoiados num planejamento a longo prazo.

Parabéns ao Santos Futebol Clube, que com este título atingiu a marca de 22 conquistas nas competições estaduais. Neste dia reservado carinhosamente àquelas pessoas que nos ajudam e nos apoiam em qualquer instância, mesmo que já se encontrem em uma outra dimensão: Nossas Mães.

Agora quem dá bola é o Santos, o Santos é o novo campeão...

Compartilhar: