O Brasil nas eliminatórias

O Brasil nas eliminatórias

Como atleta profissional de futebol, fui convocado para as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Espanha 1982. Naquela época, a competição era diferente da atual. Vencemos os quatro jogos, jogando em casa e fora de casa contra a Venezuela e a Bolívia.

                Na competição atual, cada equipe jogará um total de 18 jogos, disputados no tradicional e justo regime de turno e returno, em rodadas duplas. As quatro seleções mais bem classificadas terão o direito a vaga para o mundial.

O quinto colocado nas eliminatórias terá ainda uma última chance de se classificar para a Copa, disputando a chamada repescagem internacional. O adversário virá das eliminatórias asiáticas que também estão acontecendo neste momento e que serão disputadas em quatro fases.

A Seleção Brasileira de Futebol fará, nos próximos dias, mais dois jogos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia 2018. Jogará em Recife contra o Uruguai, dia 25, sexta-feira e, no dia 28, terça-feira, enfrentará o Paraguai, em Assunção.

Com os quatro já jogos realizados nesta edição, o Brasil esta em terceiro lugar e, como sempre, temos um sinal positivo e a certeza da classificação. Porém a preocupação deste momento é quanto à qualidade dos próximos adversários. Tanto Uruguai, quanto Paraguai são candidatos naturais à classificação, com experiência de sobra nestas disputas.

O Uruguai é um adversário tinhoso, malando no sentido esportivo tendo se classificado com certa facilidade nas ultimas eliminatórias. É um time forte, aguerrido e quando joga fora dos seus domínios, o faz com muita eficiência, talvez por isso esteja agora em segundo lugar na tabela de classificação. A seleção uruguaia contará, ainda, com a volta do atacante Luiz Soares, já livre da punição que sofreu no ultimo mundial, quando foi expulso de campo por morder um adversário Italiano.

Por sua vez, o Paraguai, quarto colocado, sabe muito bem como jogar em seus domínios, principalmente quando enfrenta os mais fortes concorrentes. Surpreendentemente os paraguaios ficaram de fora da ultima copa e farão de tudo para conseguirem retornar ao cenário mundial. Uma vitória neste jogo, poderá ser o divisor de águas.

A Seleção Brasileira tem dois objetivos claros na disputa destas eliminatórias sul-americanas: além da classificação para a Copa da Rússia 2018, queremos mostrar que o nosso futebol é capaz de sobreviver a tantos mandos e desmandos dos seus dirigentes.

Vai Brasil

Foto:  Vera Lucia Ferreira

Compartilhar: