O Comercial sobreviveu

O Comercial sobreviveu

     A comemoração que os poucos torcedores do Comercial fizeram domingo, após a vitória de 3 a 1 sobre o Rio Preto, no ultimo jogo do clube na série A3, é mais que justificada. O time passou boa parte da disputa na zona de rebaixamento. Conseguiu sobreviver, mas a classificação final não refletiu, de forma alguma, o tamanho e a importância do “bafo” no cenário do futebol estadual.

     Longe das primeiras colocações, o time ficou somente em 11º lugar no campeonato. Um resultado não esperado, tanto para os torcedores, quanto para os dirigentes. Todos imaginavam que o time de “Palma Travassos“ conseguiria, pelo menos, passar para a segunda fase do torneio e continuar lutando pelo acesso até o ultimo jogo.

     Parece óbvio no futebol, imaginar que um clube como o Comercial, com sua bela história, recheada com a presença de importantes atletas e participado de muitos campeonatos em divisões maiores, encontrasse facilidades e não passasse por dificuldades para disputar um torneio de divisão menor. Ledo engano.

     A diretoria do “Leão do Norte” precisará, mais do que nunca, detectar e compreender os fatores que impediram o clube de obter o tão sonhado resultado, para que possa, o mais rápido possível, elaborar o planejamento do próximo campeonato perfeitamente adequado à sua condição atual.

     Para 2017, o clube deve se preparar para enfrentar as dificuldades no nível da sua competição sem nenhuma regalia, ajustando-se às intempéries e às dificuldades já conhecidas, para jogar contra tudo e contra todos em pé de igualdade, como manda o figurino.

Nas reuniões em que a Diretoria irá elaborar o “planejamento”, será preciso ter um cuidado especial para o primeiro item da pauta - bases orçamentárias disponíveis para todo o campeonato. Normalmente o clube conta com duas fontes para a captação destes recursos: grana dos patrocinadores e a verba da Federação.  Resolvendo o quesito finanças, vamos observar o próximo item, que propõe um acordo imediato com o técnico e os seus auxiliares.

     A partir deste momento, todos os procedimentos serão discutidos em colegiado, com a Diretoria e a Comissão Técnica fazendo suas escolhas, emitindo opiniões e decidindo conjuntamente todos os outros tópicos descritos na pauta, com destaque para o item que trata da indicação e contratação dos atletas para formar o elenco.

     Com tudo certo e dentro dos conformes, o próximo movimento será a execução do planejamento, também descrito no mundo futebolístico como: o pontapé inicial.

     É chegada a hora de destacar a presença de outro importante componente do esporte, que nenhum clube de futebol pode prescindir, aquele que não desiste nunca, que acredita sempre: a torcida.

     Quem sabe no próximo ano, a comemoração da torcida será pelo...acesso.

     Salve Comercial, Leão do Norte, tens presença imortal, glória no Brasil

 

Foto: Renato Lopes

Compartilhar: