O despertar do Gigante

O despertar do Gigante

Amigos do futebol, apesar de parecer surpreendente, o resultado que o São Paulo FC conquistou na primeira partida realizada em regime de mata-mata, na fase de oitavas de final da Copa Libertadores de América, edição 2016, não gerou dúvidas; o clube definitivamente tem uma história de vencedor na competição.

Quando analisamos os números que o time paulista tem nestes campeonatos sul-americanos, temos de nos render ao impacto dos resultados positivos capitados nos dados, pois, o time bem amado, tem em sua lista de conquistas três Libertadores e os três títulos Mundiais de clubes. Este “despertar” dá sinais claros que o clube voltou aos velhos tempos e isto, poderá gerar muitos problemas, para os seus adversários, é claro.

O time tricolor, que havia se qualificado com muita dificuldade, em segundo lugar do seu grupo na fase classificatória, venceu com facilidade o Toluca do México, dando um passo importante para seguir em frente na competição. Isso por que, com os (4 a 0) desta vantagem conseguida no Morumbi, poderá disputar o jogo de volta com mais segurança e tranquilidade, mesmo atuando como visitante no confronto.

O resultado foi a única vitória nos quatro jogos que os times brasileiros disputaram na rodada do meio de semana. O Grêmio de Futebol Porto-alegrense perdeu em casa por 1 a 0 para o Rosário Central da Argentina. O resultado permite que o clube argentino jogue por um empate no jogo de volta, a ser realizado em seu estádio.

O time gaúcho precisa ganhar a próxima partida para se manter vivo na competição e a obrigação de fazer um gol pelo menos, pode oferecer uma boa estratégia tática ao clube. Imagino que um time que precisa, obrigatoriamente, vencer, joga só para vencer e isto, pode criar um clima interessante para este jogo decisivo que será realizado fora de casa.

Nos outros dois jogos, o Corinthians e o Atlético Mineiro empataram em 0 a 0 as partidas que fizeram como visitantes, contra Nacional do Uruguai e Racing Clube da Argentina respectivamente, mantendo a disputa numa posição aparentemente equilibrada.

Sabendo que nos critérios de desempate do mata-mata, um dos incisos proporciona vantagem às equipes que fazem gols fora de casa, os times brasileiros devem ter muito cuidado nos jogos de volta aqui no Brasil. Hoje em dia os adversários sabem o peso de fazer um gol na condição de visitante no jogo decisivo e eles, se preparam com esmero tentando fazer valer este item do regulamento.

Entendendo que, nas disputas de ida e volta, um time que abre uma vantagem no primeiro jogo tem mais chances de ser o vencedor na segunda partida. O Tricolor Paulista, por exemplo, está praticamente classificado para as quartas de final.

Já o Corinthians e o Atlético reúnem condições favoráveis para obter a classificação, já que o fator mando de campo, indica uma perspectiva positiva para as duas equipes. Neste sentido, o Tricolor gaúcho, também tem todos os recursos necessários e indispensáveis para superar as enormes adversidades previstas para o próximo jogo.

Somos quatro! Quantos ficaremos? Vamos ver.

Compartilhar: