Paulistão 2017 - Pagando para ver

Paulistão 2017 - Pagando para ver

Ao final do evento que a Federação Paulista de Futebol (FPF) preparou para a apresentação oficial do campeonato paulista versão 2017, ficou a impressão de que algo poderia ter sido feito de outra maneira ou então, de que alguma coisa não saiu do jeito que todos gostariam.

O Sr. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da entidade, na certeza que deveria fazer uma declaração que provocasse impacto aos presentes, resumiu, de forma bem positiva, o que entende para o campeonato estadual mais importante do cenário nacional. A frase parece o discurso de um advogado que fala em causa própria.

- “Será o melhor estadual de todos os tempos, este que estou apresentando”.

Parece-me lógico que a Federação mais rica da união elabore, planeje e faça o melhor torneio do país, não como se fosse uma rara exceção dos últimos tempos, mas sim, por ser mesmo capaz de realizá-lo, sem a pretensão de lançar uma frase - de marqueteiro, para promovê-lo.

Quanto ao campeonato, uma das novidades é a volta da disputa do Campeão do Interior. Competição entre os não melhores times, presenteando um deles (o vencedor é claro) com uma vaga na Copa do Brasil, aquela competição nacional que já foi tema central de um texto disponível no blog Regra 18.

Além da redução no número de equipes, de 20 para 16, uma das principais mudanças para o campeonato de 2017 está nas fases de “mata-mata” que serão disputadas em dois jogos, de ida e volta. Até o ano passado, só havia a realização de um jogo nas quartas e nas semifinais.

Outro ponto a ser analisado é sobre o rebaixamento. Com o sorteio dos 4 grupos, a regra estabelece que os times do mesmo grupo não se enfrentem durante a primeira fase. Este modelo já vem sendo criticado, pois pode possibilitar a desigualdade de chances entre os times, já que não há enfrentamento direto entre todas as equipes.

Ressalte-se que o Estatuto de Torcedor, indica em seu Capítulo III, Art. 9, no inciso §5 que somente após dois anos da vigência de um mesmo regulamento é possível alterá-lo. Não é o que esta ocorrendo neste momento, mas como não sou especialista na área jurídica prefiro ficar calado, aguardando uma lógica explicação para o fato.

A pedra fundamental da competição já foi colocada em seu lugar, resta-nos agora aguardar o pontapé inicial para que possamos confirmar se a frase do mandatário do futebol estadual não estava tratando apenas de marketing promocional, ou se realmente podemos ter certeza de que estamos num novo momento no futebol profissional.

É pagar para ver.

Compartilhar: