A queda vermelha

A queda vermelha

Quem acompanhou os últimos minutos do empate entre o Fluminense e o Internacional, na última rodada do brasileirão, sem saber como ficaria a classificação final da competição, não imaginava que o resultado consolidava um fato pouco comum na história do tradicional torneio nacional: o rebaixamento do Sport Club Internacional de Porto Alegre (RS).

O clube do sul, que já convivia com a zona da degola desde agosto, por várias razões não conseguiu se safar da incomoda posição na tabela definida no último jogo do certame.

A queda ocorreu em um momento especial para o clube, pois o time gaúcho comemora neste mês os 10 anos do título mundial conquistado em 2006, no Japão, ocasião na qual o Internacional venceu (por 1 x 0) o gigante Futbol Clube Barcelona, da Espanha.

Como entender este sofrimento? Quais razões permitiram o tropeço? Os sinais dos erros eram visíveis? O que fazer para retornar? 

Pode parecer muito fácil detectar as respostas, mas este sim será um processo longo e desgastante - em todos os sentidos - visto que as análises precisam abarcar todos os procedimentos, ações e decisões tomadas nos dois últimos anos, período em que o clube, não imaginava o que viria pela frente.

O ambiente futebolístico fala de dois aspectos fundamentais na formatação e administração desta modalidade esportiva: as condições internas e as externas.

Pela ordem, o colorado tem que tratar primeiro das condições internas, que abrangem desde a escolha da próxima comissão técnica, dos atletas que permanecem e a definição dos jogadores que chegam, para que, sob a batuta do novo comandante, o time possa levar o mais rápido possível o clube ao lugar que sempre esteve.

A entidade esportiva sabe que possui as condições externas necessárias e imprescindíveis para bem disputar todos os torneios do próximo ano, jogar a serie B com muito empenho e mais do que nunca conseguir retornar, em 2018, para a primeira divisão do futebol brasileiro.

Será necessário um cuidado especial, para que não ocorram mais os deslizes e descompassos como os que já aconteceram nas declarações infelizes dos dirigentes do Internacional, além de agressões aos jornalistas que tratam deste momento infernal que vive o clube alvirrubro dos pampas.

Sabemos o quanto é difícil conviver com uma queda, suportar as brincadeiras e piadas dos torcedores dos outros times, mas o clube é soberano para decidir e escolher um novo caminho e um novo viver.

Depois da queda, o retorno. Pense nisso torcedor colorado. Acredite.

Compartilhar: