Salto para a vitória

Salto para a vitória

Presente nos jogos olímpicos desde os tempos de em que as datas eram descritas com a sigla a.C. (Antes de Cristo), o Atletismo tem capacidade de mostrar a importância da prática esportiva utilizando as armas que o corpo humano tem para viver.

Nas disputas, os atletas utilizam os mesmos mecanismos e habilidades que o ser humano aciona desde quando aterrissou na terra para sobreviver na natureza, com os animais e com a fome. Muito antes de se transformar em esporte, o correr, o saltar, o pular, o lançar e o arremessar eram sinônimos de sobrevivência para homens e mulheres.

Juntas, as habilidades de se manter vivo e do atletismo provavelmente mantem de pé a ponte entre nossos ancestrais e o mundo atual. Deixando de lado os desafios de se viver em sociedade, o Atletismo e suas várias competições faz com que os atletas se dediquem ao extremo para conquistar uma das medalhas que os levarão ao pódio.

Chegar lá é o que importa, independentemente da cor, pois, lá estando, o Bronze pode parecer Prata, que pode parecer Ouro - e as três estarão reluzindo no peito dos vencedores.

Em algumas disputas, as corridas, cada competidor tem um lugar reservado somente para si, competindo lado a lado com seu adversário, sem tocá-lo, mas vencendo-o na luta contra o relógio.  Ser mais rápido é o único objetivo que interessa.

Nas outras provas, os saltos, onde os atletas dependem exclusivamente da força de suas pernas, os competidores tentam saltar o mais longe possível e o mais alto que conseguirem, para vencerem os concorrentes.  Usando uma alavanca como apoio, eles podem atingir as alturas nas provas de salto com vara.

Nos saltos, temos nós, os brasileiros, uma vocação de vencedor numa prova em destaque: o salto triplo. Na modalidade, já marcamos presença, pois são muitas nossas conquistas olímpicas, mas este é um tema para outro artigo.

Os arremessos são interessantes nas suas diferenças uma vez que são quatro ferramentas diferentes, atiradas na busca da medalha, atingindo o alvo o mais distante possível. Os atletas lançam martelo, disco, dardo e peso, que são atirados como que flechas que deslizam pelo ar com elegância e precisão.

O desfecho final fica por conta dos revezamentos, local onde se juntam o individual e o coletivo, em que cada atleta depende de si mesmo e dos outros companheiros, que, usam a mesma pista, numa disparada em busca ao amigo à frente para passar-lhe um salvo conduto, autorizando-o para que siga rumo à vitória, ao pódio e a medalha.

Se você tiver oportunidade, acompanhe as provas de Atletismo nos jogos olímpicos Rio 2016 d.C. (Depois de Cristo). 

Você vai gostar!

Compartilhar: