Taça São Paulo de Junior: acesso ao futebol profissional

Taça São Paulo de Junior: acesso ao futebol profissional

Como sempre, no início de cada ano, as atividades profissionais dos clubes de futebol estão restritas a retomada dos treinamentos e aos jogos amistosos, que compõem a programação pré-temporada - etapa essa executada sob o comando da comissão técnica de cada time. Neste momento, também são efetivadas as contratações e/ou liberações dos atletas de acordo com a necessidade na formatação do elenco.

Já nas categorias de base, teremos a realização de uma tradicional competição que servirá como um norte, para jovens atletas, rumo ao sucesso esportivo: a Taça São Paulo de Futebol Júnior.  A edição deste ano, a 48ª, é a maior de todas as outras, uma vez que possui 120 equipes dividas em 30 grupos com quatro integrantes cada.

O torneio é oferecido a atletas profissionais ou não-profissionais, da categoria Sub-19 com data de nascimento estabelecida entre os anos de 1997 a 2001, podendo cada clube inscrever até no máximo 25 jogadores.

O crescimento do número de participantes provocará, mais uma vez, um decréscimo da qualidade da competição, porém entendemos que se trata de um ótimo dispositivo para formação do atleta que visa o alto rendimento esportivo, atuando junto a outros e em constante desenvolvimento.

Tanto os atletas que atuam nos clubes dos grandes centros, como os que jogam nos times do interior, podem despontar como novas promessas. Isto é algo comum no Brasil, onde parece que todos os meninos desportistas querem jogar futebol.  Aproveitar a oportunidade talvez seja um direito de todos e oferecida a todos, independentemente do time que jogam.

Compreendo que poucos serão os beneficiados nesta capacitação, uma vez que são os pequenos detalhes que distanciam os atletas normais, em maior número, dos talentos esportivos.  

Em resumo, quando tratamos de talento esportivo temos que lembrar algumas valências importantes e imprescindíveis para que um jogador seja incluído nessa apertada lista dos “especiais”. 

Nesses atletas/jogadores, critérios de desempenho devem fazer parte no momento da escolha, além da aptidão técnica, das características especificas da modalidade, das condições antropométricas, das características físicas, da capacidade de aprendizagem, dos fatores cognitivos, entre outros.

É importante lembrar que, enquanto brasileiros, devemos acompanhar de perto este momento especial do esporte de base, nos fazendo presente aos jogos e para - quem sabe? - ter aquela agradável sensação de detectar um talento esportivo, enxergando nele um sinal positivo do futuro grande jogador que está surgindo, aqui, agora neste jogo que estou acompanhando. Isto é realmente muito bacana. Um presente dos “Deuses do Futebol”.

Já tô indo correndo pra ver um jogo da Taça São Paulo e você? Vamos nessa?

Compartilhar: