Você sabe o que é holding familiar? E quais as vantagens?

Você sabe o que é holding familiar? E quais as vantagens?

O segredo do sucesso não é prever o futuro, mas sim, é criar uma empresa familiar que prosperará em um futuro que não pode ser previsto.  

 

A expressão holding vem do verbo em inglês “to hold” que significa segurar, manter, guardar. 

 

Sendo assim, a holding consiste em integralizar o patrimônio em uma pessoa jurídica e, não mais, na figura da pessoa do patriarca ou matriarca.

 

Assim sendo, a integralização do capital social da futura sociedade se dará por meio da conferência de bens imóveis do acervo patrimonial da família. A escolha do tipo societário varia conforme o tipo de negócio e quantidade de capital investido, exigindo um estudo específico do caso concreto. 

 

A constituição de uma holding familiar permite que se atribuam regras de convivência mínimas, à medida em que os herdeiros são submetidos ao ambiente societário, estando obrigados a se comportar não mais como parentes, mas como sócios, respeitando as cláusulas de um contrato social e jungidos a resolverem seus conflitos pelas balizas do Direito Empresarial, frisa-se, de forma profissional. 

 

Denota-se a importância do planejamento patrimonial como meio de garantir o máximo de eficiência e segurança a sucessão familiar, visando à sua preservação, à celeridade de sua distribuição entre os herdeiros, porquanto, em conjunto, pode proporcionar uma maior economia com relação a impostos e despesas, e à continuidade das atividades empresariais familiares. 

 

É importante mencionar que, apesar da doação das quotas aos herdeiros, o patriarca e/ou matriarca ainda terão total controle de gestão sobre a sociedade e seu patrimônio, uma vez que ingressarão na sociedade como como usufrutuários e administradores. 

 

Consulte uma advocacia especializada e obtenha um quadro comparativo da constituição da holding em relação aos custos de inventário, para uma melhor tomada de decisão sucessória.

 

Compartilhar: