A APAE Batatais promove de 21 a 28 de agosto a XXI Semana de Prevenção às Deficiências

A APAE Batatais promove de 21 a 28 de agosto a XXI Semana de Prevenção às Deficiências

Durante todo o mês de agosto, a APAE Batatais desenvolverá uma série de ações específicas sobre a prevenção de deficiência a partir de uma campanha junto à comunidade e através dos veículos de comunicação.

O projeto da Semana da Prevenção busca informar a população, sobre os vários fatores de risco que envolvem o seu dia a dia e que podem causar deficiência, assim como a sensibilização da sociedade sobre sua responsabilidade na redução de incidência de deficiência, na preservação da saúde de cada cidadão e também divulgar os serviços e apoios oferecidos pela APAE Batatais.

O cronograma de ações para a semana de prevenção de 2012 conta com um ciclo de palestra para os pais, idosos, gestantes e professores; campanha auditiva, visual e postural com avaliação dos alunos do 1º ano do ensino fundamental da rede regular de ensino municipal e estadual, campanha informativa na imprensa falada e escrita com entrevistas e artigos informativos e distribuição de material informativo em diferentes pontos do município.

A importância desse evento é justificada quando se tem dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) propagando que 10% da população dos países em desenvolvimento possuem algum tipo de deficiência e 70% das deficiências podem e deveriam ser prevenidas. “Identificar a causa da deficiência mental é extremamente relevante, pois medidas de prevenção podem ser adotadas para evitar a ocorrência e/ou re-ocorrência de novos casos e ainda, minimizar os seus efeitos e agravos”, explica Laura Ferreira Silva Machado, coordenadora do Serviço de Prevenção da APAE Batatais.

A APAE Batatais desenvolve no Serviço de Prevenção, rotineiramente, ações focadas para prevenção primária que visam o impedimento da ocorrência de deficiência contando com serviço de excelência e de referência para outras APAES e municípios do Brasil. Realiza a avaliação neonatal de forma ampla contemplando, além do exame do pezinho, o exame da orelhinha, exame do olhinho, consulta genética para detectar alterações físicas e fatores de risco para deficiências, o aconselhamento genético através de orientações e atendimento para as famílias com fatores de risco e o Programa Primeiros Passos que acompanha crianças de 0 a 5 anos com fatores de risco detectados na avaliação neonatal ou encaminhadas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, através de atendimento individualizado e de orientação a família e/ou responsável e comunidade escolar.

O Serviço de Prevenção abrange também ações de educação continuada e capacitações aos profissionais da instituição, do município e região com objetivo de formar agentes multiplicadores. Na área de educação para saúde desenvolve durante todo a ano, ações junto à comunidade, campanhas educativas.

Compartilhar: