Ateliê para restauração das Obras de Portinari em Batatais começa a ser montado nessa semana
Os materiais para a montagem do ateliê para o restauro das 28 telas de Cândido Portinari que estão na Igreja do Bom Jesus da Cana Verde de Batatais já começou a chegar. O ateliê será montado no salão que fica nos fundos da igreja e imediatamente a restauradora Florence Maria White de Vera iniciará os trabalhos que tem previsão de seguir por um ano.
A restauração foi viabilizada pela administração municipal que conseguiu junto a Secretaria Estadual de Cultura a formalização de convênio de R$ 374 mil. O prefeito Eduardo Oliveira assinou o convênio na presença do governador Geraldo Alckmin no mês de setembro e autorizou a contratação do Ateliê De Vera, de São Paulo. “Estamos imensamente satisfeitos com esse momento. Foram muitas as etapas percorridas até que pudéssemos ter todas as autorizações e recursos disponíveis”, ressaltou o secretário de Turismo, Antônio Carlos Corrêa.
Segundo a restauradora Florence, que já recuperou outras obras de Cândido Portinari, as pessoas poderão ver tudo, em horários a serem definidos pela igreja. "A cidade tem todo o direito de acompanhar o que está sendo feito e a Secretaria de Turismo em conjunto com a igreja organizarão as visitas", disse.
Florence diz que, na primeira etapa, deverá manter três pessoas na cidade de Batatais, de um total de oito de sua equipe. Os primeiros passos do trabalho serão as verificações da estabilidade do suporte de cada obra, as substituições de chassis e as limpezas da policromia (pintura).