Batataense busca classificação para o mundial Ironman no Hawai

Batataense busca classificação para o mundial Ironman no Hawai

Patrícia de Azevedo Barros conquistou 100% de pódios nas provas em que competiu e no dia 27 de maio luta pela classificação para uma única vaga por categoria no MundiaL do Hawai

Para a triatleta Patrícia de Azevedo Barros, 40 anos, nenhum sonho é impossível. E por acreditar nisso, ela treinou intensamente em Ribeirão Preto (SP) para atingir um objetivo audacioso: classificar para o mundial de Ironman no Hawai, que será realizado no dia 13 de outubro de 2012. Desde que começou a treinar triatlon, em 2001 em Batatais (SP), sua cidade natal, Patrícia conquistou 100% dos pódios das competições em que participou, entre elas o Internacional de Santos, a única da International Triathlon Union fora dos EUA, realizado no início do ano.

O pódio mais recente foi o primeiro lugar no Trirex Challengen Longa Distância, realizado no dia 6 de maio, prova esta que tem distância longa (3000 m natação + 80 km de ciclismo + 20 km de corrida). Além dessa, Patricia lidera o Campeonato de Longa Distância na sua categoria. Para conseguir o seu objetivo maior ela ainda tem que vencer mais uma disputada prova classificatória no Ironman Brasil (3800 m natação + 180 km de ciclismo + 42 km de corrida), que será realizada em Florianópolis, no dia 27 de maio, que vale a classificação para apenas uma única vaga por categoria no Mundial de Ironman do Hawai.

“Treinei muito para alcançar esse objetivo. Acredito que vou conseguir conquistá-lo, baseada em meus treinos e em meus tempos de prova. Tudo com base na programação e resultado em uma projeção para o tempo necessário que terei que fazer para conquistar a vaga”, afirma otimista a triatleta. Em números, Patrícia acredita que terá que conseguir completar a prova classificatória em torno de 10hs30min. Portanto, tem grandes possibilidades de conseguir a vaga. "Eu não a tenho, mas a vejo muito perto das minhas mãos", completa.

Para chegar a esta performance, Patrícia se dedica bastante. O treinamento semanal da triatleta inclui aproximadamente 10 mil metros de natação, 250 km de bike e 80 km de corrida, por semana, variando conforme a periodização do treinamento e das provas, tanto para mais como para menos. Mas a jornada de Patrícia não se resume a isto. Ela ainda cumpre seus papéis como esposa do médico oncologista Fábio Zola, de mãe de Ana Maria (18 anos) e João Antonio (um ano) e ainda de profissional em uma empresa da família. Para dar conta de todo este recado, Patrícia afirma que não tem segredo. “Madrugar é a palavra chave. Acredito que sonhos são para todos! Realizar sonhos é para alguns! É necessário força, determinação e amor! Tudo é possível! Basta acreditar! Basta querer! E o apoio da família também é fundamental”, finaliza a triatleta.

Patricia

Compartilhar: