Centro de Formação e Qualificação da Apae de Batatais  faz parceria com Senai para oferecer cursos profissionalizantes

Centro de Formação e Qualificação da Apae de Batatais faz parceria com Senai para oferecer cursos profissionalizantes

As vagas estão abertas para toda a comunidade

e não só para alunos da entidade

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Batatais, através do seu Centro de Formação e Qualificação Profissional Áureo, assinou convênio com o Senai de Ribeirão Preto para oferecer gratuitamente cursos profissionalizantes para a comunidade batataense.

Serão oferecidos os cursos de Auxiliar de Confeiteiro, Eletricista e Traçador de Caldeiraria. Todos terão a carga horária de 160 horas e têm como requisito mínimo para a sua realização: ter cursado até a 6ª série do Ensino Fundamental e ter no mínimo 16 anos. Os horários e dias dos cursos serão estipulados pelo Senai, mas todos serão realizados na própria Apae. Cada curso terá 20 vagas disponíveis e, para que eles aconteçam, será necessário o preenchimento mínimo de 16 vagas.

O Centro de Formação e Qualificação Profissional Áureo é um núcleo da Apae e visa preparar e capacitar aprendizes para o mercado de trabalho, estimulando também o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Este programa existe desde 2010 e é direcionado a adolescentes e jovens acima de 16 anos, de ambos os sexos com deficiência intelectual, deficiência múltipla e/ou transtorno global de desenvolvimento associado à deficiência intelectual.

A equipe de trabalho é composta pela terapeuta ocupacional e coordenadora Maricy Mansur, pela pedagoga Luciana Tardivo, assistente social Francielle Aleixo, pela psicóloga Letícia Melani, fonoaudióloga Maria Paula Acra e pela educadora social Elsa Borges. Através de avaliações, a equipe busca avaliar habilidades dos aprendizes para a inserção em cursos profissionalizantes e no mercado de trabalho. Vários adolescentes e jovens já estão inseridos em empresas de batatais e região, sendo acompanhados e tendo suporte necessário periodicamente. Atualmente os aprendizes realizam cursos de artesanato e culinária como Auxiliar de Confeiteiro, este através de convênio com o Senai.

As inscrições já estão abertas e poderão ser efetuadas no Centro de Formação e Qualificação Profissional Áureo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3661-6000, ramal 205, ou pelo e-mail [email protected].

“A Apae convida a comunidade, empresas e jovens para que conheçam o trabalho e participem”, afirma a coordenadora Maricy Mansur.

Compartilhar: