Colhendo Memórias faz apresentação especial para alunos do Centro Educacional Maria Mãe de Todos, de Pontal (SP)

Colhendo Memórias faz apresentação especial para alunos do Centro Educacional Maria Mãe de Todos, de Pontal (SP)

Atividade, em comemoração ao Dia da Criança, faz parte da contrapartida social do Projeto e reunirá 80 crianças, de 6 a 12 anos, dia 16/10, no Museu da Cana  

Em comemoração ao Dia das Crianças, o projeto Colhendo Memórias realizará, em 16 de outubro, uma apresentação especial no Museu da Cana, em Pontal (SP), para os alunos do Centro Educacional Maria Mãe de Todos, de Pontal (SP). As crianças e seus professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalhador rural do setor sucroenergético e ter contato direto com a cultura caipira por meio de teatro, música, roda de conversa, cantoria e outras atividades educativas.

Assim como os alunos do 4º ano do ensino Fundamental das escolas públicas de Pontal, que participam do projeto todas às quartas-feiras, desde 4 de setembro, os alunos do Centro serão recepcionados com um animado cortejo de boas-vindas. Logo depois, será a vez de assistir um teatro divertido e cheio de histórias baseadas naquelas vividas pelos antigos moradores do Engenho Central e cantar canções produzidas especialmente para o projeto. A visita será finalizada com a atividades educativas, brincadeiras, roda de conversa e cantoria. São esperadas cerca de 40 crianças, de 6 a 12 anos, por período (manhã e tarde).

Cristiane Patrícia Cardoso, professora do Centro Educacional destaca que o Colhendo Memórias tem papel fundamental no resgate e preservação da cultura do setor sucroenergético e também nas relações intergeracionais. “O projeto celebra a história das pessoas que nos trouxeram até aqui e também ensina às novas gerações a importância de preservar o patrimônio material e imaterial. Essa vivência será muito importante na formação dos nossos alunos, que também terão a oportunidade de compreender a relevância da cana-de-açúcar para a história do país”, comenta.

Para Josué Franco, secretário de Cultura de Pontal, a expansão do projeto para outro público é um ganho para estes estudantes. “Os alunos das escolas públicas estão adorando o projeto. Agora, outros alunos também terão oportunidade de participar e isso é maravilhoso. Agradecemos aos organizadores do Projeto por esta oportunidade de lazer e aprendizado às crianças de Pontal”, afirma.

Projeto Colhendo Memórias – Lançado em agosto, o projeto, que está em sua segunda edição, é realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal. Seu objetivo é preservar o patrimônio imaterial manifesto no Engenho Central e difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético. Todas as quartas-feiras, crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Pontal participam de uma visita ao Museu da Cana, onde têm a oportunidade de um contato mais próximo com a cultura caipira. As visitas são precedidas de ações educativas em sala de aula, quando os alunos são apresentados à história do cultivo da cana-de-açúcar.

Compartilhar: