Padre Claretiano completa 100 anos de vida em Batatais

Padre Claretiano completa 100 anos de vida em Batatais

Dos 100 anos vividos, Roque Vicente Beraldi se dedica há mais de sete décadas ao sacerdócio

Por Bruna Martinelli 

Carisma, alegria e disposição são as marcas registradas do padre Roque Vicente Beraldi, que no próximo dia 17 de novembro comemora 100 anos de vida. Natural de São José do Rio Pardo, o sacerdote atuou ativamente em Batatais de 1976 a 1991 como diretor do Claretiano – Colégio São José de Batatais e reitor do ensino superior do Claretiano em Batatais, estando à frente das faculdades de Educação Física e de Filosofia Ciências e Letras José Olympio. Ao todo, são 75 anos dedicados à Igreja.

A missão de servir se manifestou cedo, devido ao incentivo da mãe em frequentar a igreja desde criança. Lá conheceu o padre Militão Vigueira, membro da Congregação dos Missionários Claretianos, seu principal apoiador e incentivador na vida religiosa. "Meu pai não podia pagar meus estudos e o padre Militão cuidou de tudo", conta.

Entrou para o Seminário Coração de Maria, atual colégio Claretiano, na cidade de São Paulo, no ano de 1933. Teve início, naquele momento, uma história dedicada à obra dos Missionários Claretianos.

Pe. Roque exerceu diversas atividades na Congregação. Foi professor, diretor de colégios, reitor, vigário paroquial, arquivista e, há 57 anos, é articulista da Revista Ave Maria.

Trinta anos depois, retorna para Batatais e se acomoda na Residência dos Missionários Claretianos para celebrar seu centenário.

Muito querido pelas comunidades em que atuou, ganhou a admiração de missionários Claretianos. "Ele é um exemplo de amor à Maria e a Santo Antônio Maria Claret. A sua disponibilidade missionária o colocou à frente de diversos projetos importantes", destaca Marcos Loro, Superior Provincial dos Missionários Claretianos no Brasil.

Duas características de Beraldi são destacadas pelas pessoas que o conhecem: a atenção e o respeito. "O lado humano e o carinho dele tocam a gente", diz Cristina Mendes, bibliotecária que trabalhou no Claretiano – Centro Universitário por mais de 40 anos.

Sobre os segredos da longevidade, Pe. Roque é categórico: é a vontade de Deus. "Cem anos de vida é muita coisa, mas não tem nenhum mistério, apenas seguir os mandamentos de Deus. Ele me deu a graça de estar aqui trabalhando por ele, só vou deixar a vida quando Ele decidir que é a hora", conclui.

Sete Papas e um presente especial

Em 100 anos de vida, o sacerdote testemunhou a atuação de sete papas: Pio XII (1939 a 1958), João XXIII (1958 a 1963), Paulo VI (1963 a 1978), João Paulo I (1978) e João Paulo II (1978 a 2005) — de quem ganhou uma estola (faixa de pano usada por cima da roupa de padre).

O presente foi entregue durante a celebração dos 50 anos de sacerdócio do pontífice, em Roma, no ano de 1996, ocasião em que o Pe. Roque também completou cinco décadas de ordenação.

Além desses papas, ele testemunhou a atuação de Bento XVI (2005 a 2013) e agora acompanha as ações do atual Papa Francisco.

Outra fase importante da história vivenciada por Pe. Roque foi o Concílio do Vaticano II, que mudaria para sempre a forma como as celebrações eram realizadas. "Antes, celebrávamos as missas de costas para o público e em latim. Com o Concílio, isso mudou. Os padres começaram a participar mais das celebrações e a ter uma função mais social", recorda o religioso.

Missa e exposição para celebrar o centenário

Além de uma missa celebrada em Batatais no dia 7 de novembro para comemorar os 100 anos, o sacerdote tem homenagem com a exposição "1921 – Padre Roque Vicente Beraldi, cmf – 2021, Missionário Claretiano, 100 anos de serviço à vida", organizada pelo Claretiano – Colégio São José de Batatais, no período de 7 a 26 de novembro. O evento é aberto ao público

A cidade de São Paulo, onde o religioso viveu a maior parte dos seus dias, também receberá uma celebração. Será no dia 17 de novembro, às 18h, na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Rua Jaguaribe, 647).

SERVIÇO

Celebrações dos 100 anos do Pe. Roque Vicente Beraldi

Exposição: 1921 – Padre Roque Vicente Beraldi, cmf – 2021

Missionário Claretiano | 100 anos de serviço à vida

De 07/11/21 a 26/11/2021

Claretiano – Colégio São José de Batatais

Rua Dom Bosco, 466, Batatais/SP

Celebração em São Paulo

17/11/21, quarta-feira, às 18h

Igreja do Imaculado Coração de Maria

Rua Jaguaribe, 647, São Paulo/SP

Compartilhar: