Do atendimento psicanalítico

Do atendimento psicanalítico

    O atendimento psicanalítico costuma gerar muitas dúvidas e curiosidades. Quem pode procurar, em que situações, em que casos o acompanhamento é indicado... Ainda há muito desconhecimento e críticas acerca da Psicanálise, muitas vezes a  destituindo de seu papel enquanto método terapêutico.

  A Psicanálise tem no funcionamento inconsciente seu ponto central, havendo uma determinação inconsciente da atividade do indivíduo. Considera que a pessoa possui um mundo psíquico/mental, um mundo interno povoado de emoções.  Desde o momento em que foi construída como ciência por Freud até o presente momento, a Psicanálise foi evoluindo, o que possibilitou mudanças na maneira de se pensar e trabalhar no setting analítico.

   Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem necessitar acompanhamento psicanalítico, em decorrência de diversas razões, sendo indicado um acompanhamento com frequência e duração correspondente a cada tratamento proposto, considerando-se a singularidade de cada pessoa que busca o atendimento. Intervenções com bebês, que podem incluir os pais, são cada vez mais frequentes. O atendimento direcionado ao casal e família também vem sendo uma modalidade muito procurada, demandando intervenções na relação e na dinâmica familiar.

     O atendimento psicanalítico direcionado seja ao bebê e seus pais, à criança, ao adolescente, ao adulto, casal ou idoso, por possuir especificidades próprias em cada contexto, será abordado separadamente em novos posts, incluindo as indicações em que o acompanhamento psicanalítico se faz necessário. 

Compartilhar: