Games eletrônicos e saúde mental

Games eletrônicos e saúde mental

A Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde em sua 11ª versão (CID-11) incluirá o "transtorno dos jogos eletrônicos" em sua listagem, considerando o problema como referindo a um padrão de comportamento característico de vício em games que seja frequente ou persistente e que, dada sua gravidade, pode levar à substituição de qualquer outro interesse na vida e na atividade diária pelos jogos.

A relação entre games e saúde mental vem sendo debatida há algum tempo entre especialistas. Com a presença e uso cada vez mais intenso e generalizado da tecnologia na vida cotidiana, discutir essa questão ganhou ainda mais relevância. Isso não quer dizer que o jogo se associe diretamente a prejuízos à saúde mental. Há que se ter cuidado ao se abordar essa questão, no sentido de uma compreensão abrangente, que englobe diferentes áreas do conhecimento e a preocupação em desenvolvimento de estratégias de cuidado e atenção que previna riscos e que promova a integralidade do atendimento.

 

Para ler mais sobre o tema:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5577:perguntas-e-respostas-transtorno-dos-jogos-eletronicos&Itemid=839

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/pela-primeira-vez-vicio-em-games-e-considerado-disturbio-mental-pela-oms.ghtml

 

Compartilhar: