O COMBATE À DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

O COMBATE À DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

Neste espaço, tenho abordado temas que acredito serem de fundamental importância para o nosso desenvolvimento como uma sociedade mais justa e próspera. Acredito que não exista um caminho melhor para isso do que a Educação de qualidade para todos.

Vocês devem ter acompanhado, na semana passada, um grande movimento nas redes sociais pela aprovação do novo Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, que financia cerca de dois terços de toda a Educação Básica pública do Brasil.

No dia 21 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 15/2015) do novo Fundeb. Agora, a aprovação vai para o Senado como PEC 26/2020. O texto determina que o Fundeb se torne permanente na Constituição, objetivando uma redistribuição de recursos mais justa, com maior aporte da União.
Estudei em escola pública toda a minha vida, fui aluna do Meira Junior e do Vilhena, tive ótimos professores e sei bem o quanto esse investimento é fundamental para a construção do futuro de nossas crianças e de nossos jovens. Esse investimento é essencial para termos um ensino com mais qualidade, mas, o mais importante é que essa qualidade chegue a todos os cantos do Brasil. Acredito que o acesso democrático à Educação é a chave para o combate às injustiças da sociedade brasileira. O desenvolvimento educacional é o caminho de transformação das vidas de crianças e de jovens em situações mais vulneráveis — e é o caminho para a nossa transformação.

Compartilhar: