A prevenção dos relacionamentos abusivos na adolescência

A prevenção dos relacionamentos abusivos na adolescência

Quando pensamos em relacionamentos abusivos, geralmente pensamos em adultos. Contudo, os adolescentes também podem se relacionar com pessoas abusivas e perigosas, mesmo que seus pais vejam apenas como "amor juvenil".

Um grande número de estudantes do Ensino Médio relata ter sofrido agressão física e/ou sexual de seus namorados, sendo as meninas e as jovens mulheres, com idade entre 16 e 24 anos, as mais suscetíveis. Infelizmente, muitas dessas jovens temem denunciar o agressor.

Este mês, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina lançou um projeto muito legal que trata sobre isso: a Cartilha Crush Perfeito, feita para alertar jovens sobre relacionamentos abusivos. O objetivo da cartilha é falar diretamente com os jovens, em especial com as mulheres que estão começando uma vida amorosa, e ajudá-las a se fortalecer e a se proteger. Bonita, com uma linguagem descontraída e direta, a cartilha traz questões reflexivas e ajuda a pessoa a perceber se está ou não numa enrascada. No final, há um teste simples, com perguntas objetivas, para quem está em dúvida.

Eu sou mãe, tenho um filho adolescente e uma filha de 18 anos, e já trabalhei muito com esses jovens no período em que estive na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Acredito que precisamos trabalhar a base, plantar a sementinha dos valores desde cedo, valores como respeito, empatia, amor próprio, solidariedade, tolerância e respeito, e só assim teremos adolescentes mais preparados e seguros para essa fase de início da vida amorosa.

E não podemos esquecer, também, aquele canal fundamental: o da conversa, aquele papo olho no olho que é essencial para o suporte desses adolescentes. 

Compartilhar: