Até 50 – João Castro: o primeiro deles já foi concluído

Até 50 – João Castro: o primeiro deles já foi concluído

Um tempo atrás publiquei um texto do querido amigo João Castro, atleta e profissional do segmento de marketing esportivo em São Paulo, sobre seu projeto de vida batizado com o nome de Até 50+ - que mostra a vontade em retomar, recomeçar e concluir alguns desafios esportivos abandonados no passado. (Clique aqui para ler o texto).

E o projeto está andando: tanto que a primeira proposta já foi concluída – seu primeiro ironman. No final de semana passado (31 de maio) aconteceu a 15ª edição do Ironman Florianópolis e João estava lá: concluiu sua primeira prova, que é considerada como o maior evento de Triathlon do mundo e desafia os atletas a passarem por três provas natação (3.8 km), ciclismo (180.2 km) e corrida (maratona - 42.2 km). Sim, de tirar o fôlego! Neste ano teve mais de 2 mil atletas nacionais e internacionais participando e, inclusive, com gente aqui de Ribeirão Preto.

Voltando ao João Castro e seu projeto Até 50+, a primeira prova tão desafiadora foi – um ironman. A loucura começou mais ou menos assim: após sete anos parado, no completo sedentarismo, e com a sensação da vida estar passando e com ela alguns ideais, João sentiu o desejo em voltar ao esporte e ter novamente o prazer em treinar duro e ter de volta seu lado espiritual e pessoal caminhando juntos na busca pelo desafio esportivo. E está dando super certo!

E essa prova inicial em Florianópolis foi desafiadora, pois a maior força que o acompanhou foi o psicológico: seu objetivo era conseguir completar a prova dentro do tempo máximo de 17 horas. Conseguiu – fez em 13h37m. “Mesmo lançando o projeto Até 50 em 2014, neste ano só pude manter-me nas corridinhas curtas de 5 km e mais nada. Foi um ano de desprendimento e reestruturação no meu trabalho, para que eu pudesse estar com os pilares fortes e que me garantissem uma entrega definitiva, um retorno verdadeiro aos esportes propostos”.  No final de janeiro deste ano, com a inscrição, que é bem cara, já paga – R$ 1.900,00 – e sem direito a devolução, a decisão foi partir para o "impossível, segundo ele. “Conversei primeiro com a minha treinadora, a famosa ex triatleta, Rosana Merino, que me apoiou e disse ‘fazer o Iron com apenas quatro  meses de treino, vai ser uma tarefa muito difícil, mas é a sua cabeça que vai determinar o resultado”, lembra João.

E para quem treina duro sabe o que são os famosos longões. “Dediquei cada dia aos treinos. Cada final de semana foi uma vida quase que solitária nos treinos longos”, mostra. Com um acompanhamento nutricional, João Castro perdeu 14 quilos durante os quatro meses de treinamento pesado. Dedicação 100%.

Para quem pratica triathlon, sabe que uma concluir uma prova dessa em um tempo de 13 horas é muito bom. “Estou muito feliz e realizado”. O próximo desafio do atleta agora é partir para um trekking na Serra Fina, na Serra da Mantiqueira com mais de 2 mil metros de altitude. Esta é considerada como uma das mais severas, pois o trecho possui poucos pontos de água e leva muitas horas de caminhadas, além de exigir esforço físico e muita técnica. Na lista de desafios ainda estão participar do Ecomotion – uma prova de corrida de aventura em quarteto de 700km, um trekking no Nepal, um acampamento no Everest e por aí vai.

Gostou? Então veja aqui mais sobre esse projeto super legal e que vem rendendo um prazer pessoal imenso a esse atleta.

Aqui neste vídeo dá para sentir a emoção da 15ª edição do Ironman Florianópolis.

Compartilhar: