De bike pelos Andes

De bike pelos Andes


Que tal planejar as viagens de férias de uma forma diferente, digamos animada e bem suada? Foi o que um grupo de amigos de Ribeirão Preto resolveu fazer e trocou o descanso das “merecidas férias” por uma travessia pela Cordilheira dos Andes em duas rodas. A proposta dos bikers foi cruzar os Andes da Argentina até o Chile, através da terra dos vulcões. A turma de amigos, composta por Felipe Valente, Leandro de Souza, Marcos Silveira, Auro Zanella, Donizete Silva, Christian Montalvão, Ruy Cunha, Marco Dorea e Paulo Oliveira partiu de Ribeirão Preto no dia 24 de março rumo a San Carlos, em Bariloche – de onde saíram pedalando, com chegada em Pucon, no Chile.

O grupo passou por vários locais, entre eles, a região central da Patagônia. A expedição teve duração de seis dias, com muita subida e descida e uma média de 60 km por dia de pedal, além de muitas trilhas. Na Patagônia, a turma conheceu de perto a famosa estepe, uma paisagem com seus tons marrons e amarelados e vegetação rasteira. O grupo conheceu ainda as montanhas e lagos das florestas andinas, vulcões, além da Cordilheira dos Andes, no Chile. “Escolhemos os backroads mais espetaculares e trilhas para cross-country de mountain bike, sempre à procura de rotas pouco conhecidas, longe do circuito turístico tradicional, com grande variedade de paisagens e terrenos”, destaca Felipe Valente, um dos aventureiros.

Outro ponto alto da viagem “e com muita adrenalina”, segundo Valente, foi descer o Vulcão Villarica, em Pucon, no Chile, com seus 2.847 metros. “Foram 10 horas de caminhada para subir e descer o vulcão ativo”, destaca.

Uma das experiências mais marcantes da expedição foi cruzar a Cordilheira dos Andes. O grupo saiu pedalando de San Martín, chegando ao ponto mais alto da montanha que, segundo Valente, foi “espetacular”. Após muita pedalada, o grupo chegou ao Puerto Fuy, um pequeno povoado na margem do Lago. Além de muito pedal, o roteiro incluiu muita caminhada por trilhas belíssimas.

Gostou da aventura? Confira o vídeo produzido e editado por Felipe Valente que narra exatamente como foi essa aventura!
 

Compartilhar: