Dica de Leitura: "Um clitóris encostado na eternidade" é o novo livro de Matheus Arcaro

Dica de Leitura: "Um clitóris encostado na eternidade" é o novo livro de Matheus Arcaro

Tem livro de poesia sendo lançado em Ribeirão Preto: "Um clitóris encostado na eternidade", de Matheus Arcaro, no dia 19 de setembro, às 19 horas, na Casa Vil’Arte (Rua Floriano Peixoto, 1396 ). O autor, que já tem publicado dois livros de contos (Violeta velha e outras flores e Amortalha) e um romance (O lado imóvel do tempo), experimenta, pela primeira vez, a poesia.

A obra traz 48 poemas, divididos em sete seções temáticas, cujos títulos são, no mínimo, intrigantes: “no confessionário ou no umbigo de deus” e “na ágora de agora ou na falta dela” são dois exemplos. Cada seção tem a ilustração do artista Ubirajara Junior.  Com referência ao título do livro, uma pergunta que Arcaro tem recebido com frequência: por que “um clitóris encostado na eternidade”? A epígrafe, retirada de uma obra inventada pelo autor, pode ser um indício. “É na arte, em especial na poesia, que sagrado e profano se costuram”. 

O autor explica que o título, na verdade, era um poema de um único verso do livro: “fazer poesia é encostar um clitóris na eternidade”. Para ele, é na poesia que se goza o encontro entre efêmero e duradouro, entre ser e devir, entre uno e múltiplo. A poesia é a ponte entre o orgasmo sensível e o intelectual. É a objetivação do que é subjetivo, como escreve Manoel Herzog na orelha da obra: “o clitóris encostado na eternidade é o próprio poeta, antena de sensibilidade que não foge às experiências do mundo tal e qual se apresentam. Frente à eternidade, o intelectual, o cientista, o observador, todos se concentram na figura única do poeta, ao fim e ao cabo”.

Como aconteceu com outros três livros do autor, este também é uma produção da Patuá, editora paulistana que vem recebendo vários prêmios em âmbito nacional.

Matheus Arcaro é mestrando em Filosofia contemporânea pela Unicamp. Pós-graduado em História da Arte. Graduado em Filosofia e também em Comunicação Social. É professor, artista plástico, palestrante e escritor.

Fica a dica para quem quer conhecer novas leituras. ;-)

 

Compartilhar: