Esporte ajuda paratleta a se recuperar

Esporte ajuda paratleta a se recuperar

Miguel Adriano Rossi tem 43 anos e mora em Curitiba (PR). Amava esportes amadores e fazia de tudo um pouco: ciclismo, skate e basquete. Até que um acidente de trabalho durante um teste de helicóptero o deixou paraplégico, preso à cadeira de rodas. Foi em 2017. Movido pela paixão em movimentos, assim que saiu da UTI, Miguel passou a se dedicar aos esportes adaptados. Precisou lutar para que seu tratamento incluísse esse tipo de atividade, nem sempre disponível nas unidades hospitalares. Após alguns dias na UTI, Miguel solicitou a transferência para um hospital de Minas Gerais que oferecia iniciação esportiva a cadeirantes, incluindo o basquete.

“O amor ao esporte ajudou a me recuperar”, resume Miguel. Hoje ele treina duas vezes por semana na posição 1 de basquete adaptado, na equipe ADFP-Fênix de Curitiba. Grupo que venceu o vice-campeonato da Copa Curitiba por dois anos consecutivos. Essa prática esportiva é possível graças às sessões de fisioterapia quatro vezes por semana, em um tratamento que reúne diversas disciplinas, fundamental para ampliar sua performance no esporte adaptado. 

O tratamento inclui, além da fisioterapia, a terapia ocupacional e eletroestimulação."Englobamos os gestos esportivos nas terapias, buscando variações, proporcionando uma evolução e de outros paratletas nos esportes que praticam”, explica o fisioterapeuta Guilherme de Oliveira Tomaz. Segundo ele, são trabalhados os pontos que acabam limitando o desempenho durante a prática do esporte. “A fisioterapia é muito importante, não só pela reabilitação, mas também pela convivência com outras pessoas que passaram por dificuldades parecidas e voltaram a trabalhar”, acrescenta.

Com tudo isso, Miguel ainda acha tempo para ser voluntário da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) na diretoria de esportes, participar dos jogos abertos paradesportivos Parajaps e de outros campeonatos e competições, como o Campeonato Catarinense. Em 2018, se apresentou ao COE ao lado de Lars Grael.
 

Compartilhar: