FUI E GOSTEI || Ronaldo Cesquim no Iroman de Floripa 2012

FUI E GOSTEI || Ronaldo Cesquim no Iroman de Floripa 2012

Outro depoimento! Agora do amigo triatleta Ronaldo Cesquim que completou pela primeira vez o Iroman de Florianópolis no ano passado. Foram 226 km de prova, divididos entre 3,8 km natação, 18 0km de bike e 42 km de corrida. Para completar, muito treino, dedicação e amor pelo esporte. Confiram como foi a prova neste relato emocionante.

Por Ronaldo Cesquim

“A jornada foi longa, mas a recompensa maior ainda. Foram meses de treinamento, junto com meus amigos: Thales, Fabio, Patricia, Harley, Adriana, Flávia, Rubens, Jose (Netão), Paulo, Marcão Rafael e meu coach Rodrigo. Mais uma legião que ficou aqui e estava lá em pensamento ou a super caravana de Ribeirão e outros caros e velhos amigos que nos incentivava a cada volta, a cada contração muscular, a cada gota de suor. E olha que não foram poucas...

Ver rostos amigos (Ana Maria, Leda, Rose, Sandrão, Rafael, a Léo, Kel, Boca, Pati Simonelli, Blau, Sérgião Buonarotti João, Marquinho, Coruja, Andréa, Mãe da Andréa, Mãe do Rafa, irmã da Andréa, Bruninho e a namorada, Panazollo, Rodolfo, Marjoli, Fiorella, Malu, Chris, Antônio, Susana, Rosana Merino, Shoraya durante a prova nos dava força e garra para completarmos o desafio. 

O momento da largada é difícil de descrever, algo emocionante. É a hora em que tudo se concretiza, ver seus amigos ao seu lado depois de tanto treino... O sol nasce e se coloca acobreado sobre o mar, a tensão sobe e toca a buzina. Largou!!

Então tudo começa: vem à cabeça tudo o que já foi feito até aquele momento. O que terá que enfrentar ao longo do dia... "Devia ter treinado mais a natação" rssss.  Aí vem aquele outro mar, o de gente, buscando a primeira bóia, depois o morro mais alto, sai da água e começa tudo de novo, procura a bóia, procura o Parador 12... Ufa!!!

Corre para a transição. Agora é fácil são só 180 km de bike! Rs - Perdi 2 garrafas com 1.000 calorias no quilômetro 2, será que vai faltar comida? Deixa para lá! Pedala. Os primeiros 90 km em 2h25min estava show. Veio o medo. E a comida? Parada no special needs para pegar a garrafa reserva e perde tempo? Decidido.  É isso. E no km 137 pego uma reserva que estava preparada, mas não a confiança de pedalar forte. Melhor me poupar. Ainda tem a maratona. Terminada a bike em 5h15, acima do planejado, mas com um bom tempo.



Na transição, o super staff pega minha bike rapidamente e o Mané aqui, nem se toca que o GPS ficou lá. Me troco para a corrida e vou atrás dele, nisso todo mundo grita: " a corrida é para o outro lado!" "Eu sei...  Só que preciso do Garmin”. Me sinto bem e começo a corrida. Vejo todos gritando e me empurrando. Agora sim alimentação certinha e extremamente discutida/preparada com a ajuda do Fabião, confiança recuperada e motivação à flor da pele. Primeiros 10km para 50 minutos.



Começa a conversa interna: "Está muito forte". Retorno para o programado e a corrida começa a sair um relóginho. A cada vez que passo por vocês redobro a motivação. Segunda volta, tudo ok. Abro a terceira e quando nos últimos três quilômetros da maratona, entro na Avenida Buzios pela última vez! Ah galera, aí a coisa pega... Vem uma música que a Drica me mandou no começo do ano:


MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de "www.facebook.com" https://www.youtube.com/watch?v=0XpCUaCn518

E começo a acelerar e a gritar: "É MEU!!! É MEU!!!". Fui buscar o pórtico. Procurei por todos na chegada, mas meus olhos estavam cheios de lágrimas e a faca nos dentes. Acelerei até cruzar a linha de chegada! 226 km distantes da largada 10h18min depois.

Eram 2.200 atletas inscritos no geral, 351 na categoria e o resultado foi que fiquei em 184º no geral e 20º na categoria.



Cumpri todas minhas metas no triathlon, estou muito feliz e realizado!!!!

Obrigado a todos pela torcida e companhia nos treinos e fora deles!!"



Ronaldo Cesquim
Gerente de vendas e triatleta

Compartilhar: