Paradores espanhóis: cultura, religiosidade e conforto

Paradores espanhóis: cultura, religiosidade e conforto

Uma das tradições da Espanha, quando o assunto é turismo, é conhecer, pelo menos, um parador que, na verdade, são antigos mosteiros ou castelos transformados em hotéis de luxo ou SPA. A iniciativa, do governo em parceria com redes hoteleiras, é antiga é interessante, pois reforma e preserva prédios históricos, incentivando o turismo em algumas regiões fora do circuito turístico, além de oferecer a oportunidade em conhecer, de perto, edifícios históricos recuperados. A rede chamada Paradores Nacionales de Turismo da Espanha possui mais de 100 paradores em todo o país.

No interior da Galícia, região oeste da Espanha, fica um deles: o Parador de Santo Estêvão de Ribas de Sil. Trata-se de um mosteiro beneditino, datado dos séculos VI e VII, de três claustros, que fica a 28 km da cidade de Ourense. O curioso é que a região chegou a abrigar na Idade Média cerca de 30 mosteiros, talvez pela calmaria e paz que a região oferece.

Santo Estêvão é  um prédio de estilo barroco romântico que foi totalmente restaurado e tornou-se em 1923 um Monumento Histórico-Artístico. Ao lado do mosteiro há uma floresta de carvalhos e castanheiros, além das impressionantes paisagens do Desfiladeiros do Sil. O local é reconhecido pelo excelente serviço e pela gastronomia - sem contar que as instalações são impecáveis.

Mas, foi em 2009 que o local tornou-se o primeiro Parador-Museu da história, graças a uma investigação artística que resultou na instalação de 33 painéis informativos, estrategicamente colocados no interior do hotel, informando os visitantes sobre os lugares-chave do mosteiro. Assim, é possível conhecer a história, como viviam as pessoas antigamente no local e as lendas existentes. Alguns espaços do antigo mosteiro abrigam exposições de artes, abertas aos hóspedes.

Vale passar uma noite romântica por lá!

Compartilhar: