Lebreiros fica com 1º lugar em prova de 100 km em Botucatu

Lebreiros fica com 1º lugar em prova de 100 km em Botucatu

Equipe, composta por pai e filha, vence a 1ª edição do Haka Expedition, prova de 100 km, realizada em Botucatu (SP), no último final de semana. Com a classificação, dupla participará da prova internacional Desafio Aysén, que acontece no Chile em janeiro de 2014

Frederico e Isadora Reis: pai e filha participam juntos de provas de corrida de aventura

A equipe de corrida de aventura de Ribeirão Preto, Lebreiros, ganhou a 1ª edição do Haka Expedition, prova de 100 km, realizada em Botucatu (SP), no último final de semana. Os atletas Frederico Reis e Isadora Reis – pai e filha – ficaram com o primeiro lugar do pódio na categoria Dupla Mista Pró. Com essa classificação, a equipe participa da prova internacional Desafio Aysén, que acontece no Chile em janeiro de 2014.

A largada da competição aconteceu às 12 horas do último sábado (13) e contou com a participação de 40 equipes entre quartetos, duplas mista, masculina e solos. A prova incluiu longos trechos de bike, trakking e remo, além de técnicas de navegação e rapel. Da primeira transição foi possível ver o Morro das 3 Pedras, próximo posto de controle a ser atingido e local do rapel com vista panorâmica de 360º graus das belezas da Cuesta. A dupla completou a prova em 13 horas e percorreu 130 km, passando pela linha de chegada à 1h30 da manhã do domingo.

Classificação- Haka Expedition
Dupla Mista
1 - Lebreiros Whypet - Frederico Reis / Isadora Reis
2 -AKSA - Talita Margonari / Valdemar Castro
3 - Guanacos / AKSA - José Fernando Paiva / Cristiane Zanbolim

Dupla Masculina
1 - AKSA - Daniel Franquin / Leonardo Guerra
2 - Saci - Mauricio Morceli / José Buratini Jr.
3 - X-Quest - Leonardo Bergano / Rafael Bergano

Solo
1 - Birk Reibel
2 - Rodrigo Koke
3 - José Roberto Pedroso

Quarteto Misto
1 - QuasarLontra - Rafael Campos / Erasmo Cardoso / Tessa Roorda / Rodrigo Souza
2 - Xingu/Oskalunga - Igor Petric / Marcelo Catalan / Marina Richwin / Fernando Assumpção
3 - Ekos / Pinheiros / Selva Aventura – Eduardo Sallum / Djalma Siqueira / Ana Elisa / Carlos Eduardo (Caco)

LEBREIROS
A equipe existe desde 2004 através do sonho de Frederico Reis, dentista e capitão da equipe, que, apaixonado pelo esporte, conseguiu reunir e manter acesa a chama do esporte em um grupo de pessoas que, juntos disseminam cada vez mais a modalidade e a prática de hábitos saudáveis. O nome Lebreiros foi criado como uma alusão à família de cachorros de corridas, como galgo, whipet etc.  

Os resultados mais expressivos da equipe começaram acontecer em 2007, quando lideraram o Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura. Daí para frente, a equipe nunca mais deixou de figurar entre as 10 melhores duplas mistas do Brasil. Hoje é conhecida pelo grande número de atletas que possui e uma das mais fortes na categoria dupla mista. É composta por atletas (profissionais e estudantes), grande parte dele, formadores de opinião, que treinam diariamente para a prova de esporte de aventura. Esses atletas seguem um treinamento mensal com orientações dos treinadores, visando sempre o equilíbrio entre os componentes da equipe, e consequentemente, atingindo sempre bons resultados nas provas que participam.

Resultados:
2009: 5º lugar - Ranking de Corrida de Aventura Brasil
2010 e 2011: classificada com quatro duplas entre as seis melhores do Brasil no Ranking Nacional de Corrida de Aventura
2011: Circuito Haka Race – três primeiros lugares no Circuito de Aventura do Brasil.

Corrida de Aventura. O que é?
Trata-se de uma competição multi-esportiva, que envolve várias modalidades de esportes de aventura. Em geral, são realizadas em ambiente natural, e têm como característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas. Por envolver muitas atividades esportivas, a quantidade de equipamentos utilizada pelos atletas é grande e a maioria é solicitada obrigatoriamente pela organização da prova.

Não há um formato obrigatório, porém o mais utilizado é com equipes de dois a quatro atletas que precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização do evento.

Trekking: corrida ou caminhadas longas em trilhas ou estradas.
Mountain Bike: trecho percorrido com bicicleta.
Canoagem: trechos de rios, mar ou lagos percorridos em canoas, caiaques ou balsas de rafting. 
Atividades Verticais: tirolesa, ascensão ou rapel.
Durante toda a corrida, ainda é necessário conhecimentos de orientação e navegação para poder passar pelos postos de controle (PCs), marcados no mapa, tomando os caminhos mais curtos ou mais rápidos e registrando a passagem da equipe no local definido pela organização em ordem cronológica. As competições podem ser classificadas de acordo com o tempo e distância total percorrida pelas equipes. As corridas podem ter de 40 a 400 km.



 

Compartilhar: