Naiara Faria Xavier: a melhor brasileira na Maratona de Chicago

Naiara Faria Xavier: a melhor brasileira na Maratona de Chicago

Quem é de Ribeirão Preto e corredor certamente já ouviu falar de Naiara Faria Xavier. Esta oftalmologista, de 39 anos, vive subindo nos pódios das corridas locais e de outras cidades, além de participar de várias maratonas no Brasil e no exterior e tem sido destaque entre as corredoras amadoras da cidade. E foi essa performance toda que a destacou recentemente na prova de 42 km – a Chicago Marathon, realizada no dia 11 de outubro, na cidade de Chicago, nos EUA. O tempo dela? Nada mais do que 3h00:07 – tornando-se a melhor brasileira desta maratona internacional.

Esta corredora super simpática e bastante disciplinada nos treinos e na alimentação pré-prova (falo isso porque conferi de perto o que ela comeu e bebeu durante a Maratona de Buenos Aires que participamos juntas em 2015 – claro que com tempos muito diferentes).

Mas, nem sempre ela foi sim não: ela, que começou a correr em 2002 sem regularidade – apenas para manter o corpinho em dia e a saúde em alta, foi sentindo gosto pelo esporte e a vontade em fazer uma maratona. Isso foi em 2010 e daí em diante, começou a se preparar. Buscou uma nutricionista: Gabriela Motta, de São Paulo que, por sinal, continua com ela até hoje. “Comecei a reeducação alimentar, os treinos e me inscrevi para a Maratona de Berlim”, lembra.

Depois disso, não parou mais. Em 2011 completou a Maratona de Berlim, com o tempo de 03h28. Com este tempo, foi classificada para a Maratona de Boston, em 2013 – e completou a prova com o tempo de 03h21. Porém, antes desse desafio, outras maratonas nacionais foram concluídas: Porto Alegre (2012) com o tempo de 03h20 (no ano seguinte, ela completou esta prova com um tempo mais baixo, 03h11) e a Maratona de Nova Iorque, com o tempo de 03h21.

Em 2014, mais uma maratona – a de Buenos Aires (a mesma que eu estava junto), com o tempo cravado de 03h01. “Nesse ano, queria muito correr abaixo de três horas. Fui para Porto Alegre novamente, mas fechei com 03h03. Sofri um pouco por ficar sozinha o tempo todo, já que as mulheres largam antes”, lembra a corredora.

Porém, segundo ela, de todas as maratonas concluídas, Boston é sua preferida. “É a mais especial, acho difícil pelas subidas, mas a população simplesmente ama o evento e nos trata como heróis. São absurdamente simpáticos e, mesmo após a prova, continuam nos mimando o tempo todo. É fantástica”, relembra. Fica a dica para quem está a procura de maratona no exterior.

E todo mérito tem sim seu esforço. Os exercícios são puxados: são quatro treinos de corrida por semana (um de tiro, um de ritmo, um longo e um regenerativo), além de duas a quatro sessões de fortalecimento (com musculação), que variam de acordo com a quantidade de exercícios. “Se forem muitos, faço apenas duas vezes na semana. Mas, se forem poucos, ou séries bem rápidas, chego a realizar quatro vezes por semana”, relembra. Tudo sobre orientação do profissional Rodrigo Inouye Gouveia, da Fun Sports.

 

A alimentação também é um pouco restrita, mas nada muito exagerado. Há espaço, nos períodos sem competição, para uma tacinha de vinho sim. Até porque, ninguém é de ferro. “No período de dois a três meses antes de cada prova evito doces, frituras e álcool. Mas, depois da maratona, me dou o direito do tradicional ‘pé na jaca", brinca.

Novas corridas? Em 2016 Naiara irá fazer a Maratona de Paris e talvez Berlim (caso seja sorteada). Para quem não sabe, algumas provas internacionais, devido a grande procura, as inscrições são feitas somente através de sorteio. “Ainda pretendo buscar meu sub-3”.

Claro, sempre com o apoio do marido, Alexandre Pacchioni. “Ele é, sem nenhuma dúvida, meu maior incentivador e muitas vezes minha maior inspiração”. 

Compartilhar: