Quase 2 mil km e um livro

Quase 2 mil km e um livro

Quem gosta de aventura e sobrevivência (e também de terapia) deve ler a obra lançada neste mês no Brasil “LIVRE – A jornada de uma mulher em busca do recomeço”, da autora americana Cheryl Strayed. O livro encabeçou no ano passado a lista dos mais vendidos do “New York Times” e deve virar filme em breve. 

A história real conta a trajetória da autora que aos 26 anos resolveu largar a vida na cidade grande e encarar os desafios de uma vida na natureza e percorreu sozinha uma trilha selvagem  de quase 1.800 km conhecida como Pacific Crest Trail (PCT). A trilha se estende do sul da Califórnia, fronteira com o México, e vai até a fronteira com o Canadá. A aventura durou três meses  e, segundo o livro, mudou o destino da autora. 



Aos 22 anos Cheryl Strayed perdeu a mãe de forma repentina, foi abandonada pelo pai e enfrentou um divórcio. A ideia impulsiva de caminhar sozinha em um trilha selvagem que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos aconteceu aos 26 anos. O desafio era grande, pois Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância. Em sua peregrinação solitária, ela se deparou com ursos, cascavéis e pumas ferozes e sofreu todo tipo de privação.

No livro, escrito após 13 anos da caminhada, a autora conta como enfrentou a exaustão, o frio, o calor, a monotonia, a dor, a sede e a fome e “fantasmas” que a assombravam seus pensamentos. Além de ter que carregar a mochila enorme, a caminhada foi uma aventura, pois segundo a autora, teve que suportar o que parecia insuportável. “Todo processo de transformação pessoal depende de entrega e aceitação”, afirma. O relato captura a agonia, tanto física quanto mental, desta jornada e como a experiência isso a fortaleceu.  A resenha do livro mostra que “é uma história de sobrevivência e redenção: um retrato pungente do que a vida tem de pior e, acima de tudo, de melhor”. 

Aos 44 anos, casada e mães de dois filhos, a escritora lança seu livro no Brasil e participará da Bienal do Rio de Janeiro, que acontece no Riocentro de 29 de agosto a 8 de setembro. Fica a dica para uma leitura regada a muita aventura!
 

Compartilhar: