Que tal uma voltinha até o México?

Que tal uma voltinha até o México?


Quem deseja viajar no final do ano, chegou a época de começar a traçar os roteiros e escolher os melhores lugares. Antecedência e planejamento são pontos chaves para uma viagem sem dores de cabeça. Já ouviu falar da Riviera Maya? Um local que mistura belas paisagens naturais com ruínas históricas e que vem ganhando a atenção dos brasileiros, principalmente depois do fim da exigência do visto mexicano.

Portanto para quem pretende viajar nos próximos meses, essa é a hora de começar a planejar o novo destino. A Riviera Maya é banhada pelo Mar do Caribe, com suas areias brancas e águas azuis e transparentes. Paisagens paradisíacas, ruínas, construções históricas e diversas opções de lazer são algumas das características que chamam a atenção – num trecho de 150 km que vai desde a base até a entrada da reserva natural Sian Ka’na, em Tulum. As opções de hospedagem começam pela badalada Cancun, Playa del Carmen, Cozumel (paraíso dos mergulhadores), seguindo por uma tranquila costa com hotéis estilo "pé na areia" que se estende até Tulum, esta última de uma intensa beleza.


Para o diretor da Caravel Tur, agência de turismo sediada em Ribeirão Preto (SP), Fifo Ramos, o melhor período para aproveitar o verão caribenho é entre janeiro e maio, os meses mais secos. “Evite a temporada de risco, entre setembro e outubro, que é marcada pelas chuvas e ventos fortes”, indica.

Desde a década de 60, quando foi implementado o polo turístico caribenho, as praias mexicanas vêm recebendo cada vez mais turistas estrangeiros. “E quem vai até lá não se decepciona com o que encontra. Hotéis, resorts, vida noturna, parques temáticos, ecoturismo e as famosas ruínas maias conquistam todo o tipo de público”, destaca Fifo.


Para Fifo Ramos, o ideal é uma estadia de pelo menos sete dias, pois permite tempo suficiente para conhecer as principais atrações da Riviera Maya. “É uma região até pouco tempo conhecida basicamente pelas famosas Cancun e Cozumel, mas que  encanta o turista que se aventura em direção ao sul, onde irá encontrar praias quase desertas, hotéis charmosos e tranquilos bem ao estilo Hippie Chic. Lá encontra-se também restaurantes rústicos de culinária rica, além de toda riqueza cultural e histórica das ruínas Mayas, que podem ser visitadas em vários pontos do trajeto que vai até Tulum”, aponta.

Fifo Ramos destaca ainda que a antecedência no fechamento de uma viagem é primordial. “A viagem já começa na escolha do local. Por isso,  um prazo de, pelo menos, quatro meses (ou mais) é adequado ”, destaca. Segundo ele, esse prazo ajuda também nos preços, principalmente das passagens aéreas. “Quanto maior a antecedência, mais em conta são as passagens e a possibilidade  de fazer uma escolha tranquila  de hospedagem que mais combine com o estilo do viajante”, orienta. 

O planejamento é ideal em qualquer que seja a viagem. Traçar roteiros, escolher os pontos turísticos mais atrativos, pesquisar hotéis devem ser procedimentos deste planejamento. “Trocar ideias com um bom agente de viagens é imprescindível, esse profissional tem o conhecimento para dar dicas preciosas dos roteiros e evitar contra tempos indesejados”.



Isenção de visto
Os governos de Brasil e México fizeram um acordo de isenção de visto, portanto os turistas brasileiros não precisam de autorização para entrar no México. Porém este acordo é válido somente para vistos de curta duração, sendo exigida a apresentação de passagem de regresso ou comprovante de hospedagem.

Compartilhar: