Quem corre, sempre ajuda!

Quem corre, sempre ajuda!

Que a corrida mudou a vida de muita gente, isso é fato. A endorfina que a corrida libera no organismo da gente, também é maravilhosa. A lista de adjetivos é imensa e eu ficaria horas aqui descrevendo. O mais legal ainda é que a corrida proporciona, além de todas as sensações que todo corredor sabe, é a união de forças - através dos grupos e equipes amadoras de corrida. Isso é indescritível!

Uma ação  - que vem ganhando volume - é a de doação de tênis usado: algo tão simples e que muitas vezes esquecemos em “passar para frente” o “velho amigo das corridas” que estava lá abandonado só porque, um dia, causou, talvez, uma bolha maldita no pé. E tem mais: corredor COLECIONA tênis – algo como se fosse comparado às tão queridas medalhas. E medalha e troféu a gente guarda e exibe para todo mundo ver. Mas, com tênis NÃO! Tênis guardado não tem fundamento e nem serventia.

E foi pensando nisso que um grupo de corredores resolveu se unir em prol de uma campanha de arrecadação de tênis usado. Uma destas pessoas é a professora Ludmila Puntel. Ela se empenhou tanto com a campanha que conseguiu arrecadar até agora mais de 200 pares de tênis que serão doados na primeira semana de setembro. A professora, que começou correr há mais ou menos um ano e meio, hoje participa de provas em várias cidades e até criou um grupo de corrida: o LudsRun.

Ludmila Puntel

Segundo Ludmila, a corrida não fazia parte do seu universo, mas ela já colaborava com algumas doações de tênis para o ex atleta Sidnei Avelino dos Santos, o grande idealizador da campanha. “Foi só no ano passado, depois que a corrida entrou e transformou a minha vida, é que o pedido do Sidnei ecoou de maneira diferente. Através do engajamento de um amigo, vi que estavam arrecadando doações de tênis usados e resolvi abraçar a causa”. E se empenhou mesmo: há dois anos ela participa efetivamente da campanha. No ano passado arrecadou 150 pares e neste ano, com seu grupo de corrida, a causa ganhou mais quórum. “Assim como o esporte mudou a minha rotina de vida, também tem mudado a vida de mais de 500 jovens da periferia da cidade com este projeto”, destaca. O movimento foi grande: academias, amigos, redes sociais. “Teve até tênis de vários cantos do Estado. Pessoas desconhecidas apareceram nas redes sociais para fazer a doação”, lembra.  

Todos os tênis são doados para o Projeto Atletismo e Cidadania, da Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto (AAARP), uma entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, que funciona através de parcerias com a iniciativa pública e privada, criado pelo ex-atleta Sidnei Avelino dos Santos. O projeto existe desde 1992 e vem transformando a vida de mais de 500 crianças e jovens, algumas até em situação de risco, que descobriram no esporte o caminho para a cidadania e superação. Os atendimentos aos jovens são divididos em seis bairros de Ribeirão Preto: Adão do Carmo, Bonfim Paulista, Branca Salles, Cava do Bosque, Maria Nilde e Ribeirão Verde.

Se você tem um tênis que não usa ou até mesmo roupas de ginástica, colabore com a causa. Doe. Ajude quem precisa. Basta levar na Oficina Literária Puntel – na Avenida César Vergueiro, 590, em Ribeirão Preto. Ah, mais um detalhe: é importante que os tênis e roupas estejam em bom estado de uso! Depois, a Ludmila une todo esse material e ela mesmo faz a doação ao projeto. E quem se interessou pelo programa, aqui está o site:  www.atletismoecidadania.com.br

Eles precisam sempre de alguma ajuda!

Compartilhar: