Quem disse que mulher é o sexo frágil?

Quem disse que mulher é o sexo frágil?

“Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda”. A gente também concorda com o músico Erasmo Carlos. Prova é a Educadora Física de Ribeirão Preto, Geni Duró Leitão de Almeida, que de frágil não tem nada. Aos 55 anos, a atleta participa no próximo mês de maio do seu terceiro IRONMAN. Para quem não conhece, a prova é uma modalidade de triathlon endurance que inclui três etapas: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida (uma maratona!).

Após participar de centenas provas de corrida de aventura (a maioria delas, como campeã em dupla mista ou equipe), defendendo a equipe Lebreiros, Geni migrou para o triathlon: em 2015 participou do IRONMAN de Frankfurt, na Alemanha, conquistando o 5º lugar. Em 2017, ficou com o 3º lugar no IRONMAN Brasil, em Florianópolis (SC).

Agora, o próximo desafio da atleta é novamente o IRONMAN Brasil Florianópolis, que acontece no dia 31 de maio. A maior expectativa para essa prova é a classificação para o mundial do IRONMAN Havaí, considerada a mais famosa e importante da categoria. “A classificação é bem difícil, pois será necessário eu ganhar na categoria feminina, 55 a 59”. Serão 40 atletas classificados para o World Championship.

A preparação
De acordo com Geni Almeida, para um bom desempenho, além dos treinos diários que incluem as três modalidades, a alimentação é um dos fatores principais. “Tenho uma boa alimentação, a mais saudável possível. É ela que fornece energia para os treinos, proporcionando mais performance”. Segundo ela, é importante respeitar os horários de cada alimentação e a solicitação calórica de cada treino. “Tomo um bom café da manhã reforçado, uma fruta nos lanches e, no almoço e jantar, sempre incluo legumes, carnes e grãos. Priorizo também lanches nutritivos no período da tarde e ainda incluo uma ceia antes de dormir”.

Nos treinos, não há nada de moleza. A atleta segue com rigor uma periodização para chegar na melhor performance no dia da prova: são três treinos semanais de natação, dois de corrida e três de bike  - incluindo o famoso longão, aos sábados, que inclui transição de corrida e bike, além das sessões de musculação durante a semana.

Sexo frágil? Onde?

Compartilhar: